quarta-feira, 5 de outubro de 2011

MACADÂMIA: A NOZ SAUDÁVEL

Retirado do site: http://www.abm.agr.br/conteudo.php?conteudo=9
Artigo publicado no Australian Macadamia Society News Bulletin, Vol. 28, N o 6, novembro/2001
Compilado por Ian McConachie

As macadâmias são consideradas as nozes mais finas do mundo. Seu sabor delicado, versatilidade e textura crocante fazem dela uma delícia para o consumo. Elas também contêm um conjunto de componentes nutritivos e saudáveis e são parte importante de uma dieta saudável. Uma dieta balanceada contendo macadâmias promove boa saúde, longevidade e redução de doenças degenerativas.

Elas estão repletas de nutrientes importantes, incluindo gorduras monoinsaturadas, proteína, fibras alimentares, minerais, vitaminas e fitoquímicos.

COMPOSIÇÃO

As macadâmias são um produto natural, sua composição pode variar devido ao local de crescimento, variedade, tratos culturais e época de crescimento. A composição das macadâmias australianas, tanto secas e cruas quanto torradas, tipicamente é a seguinte:

* Óleos naturais
* Carboidratos - fornecem energia para a saúde.
* Proteínas - contêm níveis significativos de proteínas que, no nosso corpo, formam músculos e tecidos conectivos, cabelo e unhas, são parte do nosso sangue e atuam positivamente em vários aspectos da nossa saúde
* Fibras - promovem saciedade, desaceleram a digestão, reduzem a fome e auxiliam na redução da constipação e de doenças diverticulares, hemorróidas, câncer do intestino e a síndrome do intestino irritável. Elas funcionam conjuntamente com outros componentes das macadâmias, diminuindo o risco de doenças cardiovasculares, cânceres e diabetes.
* Matéria mineral – o que inclui Potássio, Fósforo, Magnésio, Cálcio, Selênio, Zinco, Cobre e Ferro.
Vitaminas – B1, B2, B5, B6, vit. E, niacina e folato.
* Fitoquímicos – antioxidantes incluindo polifenóis, aminoácidos, selênio, flavonóides e esteróis vegetais

→ As macadâmias não contêm colesterol, pois são um alimento vegetal natural

→ As macadâmias não são geneticamente modificadas e contêm apenas genes naturais.

→ As macadâmias não contêm quaisquer ácidos graxos trans.

A Universidade de Newcastle concluiu recentemente um projeto de estudo dietético sobre os benefícios da macadâmia para a saúde. Demonstrou-se uma melhora significativa nos marcadores para estresse oxidativo, tendência à formação de coágulos e inflamação. Pessoas com níveis elevados de colesterol apresentaram melhoras nos níveis de colesterol e gorduras do sangue. Estas pessoas também apresentaram uma pequena redução de peso, apesar de um aumento na quantidade total de gordura consumida.

Testes dietéticos realizados com macadâmias separadamente na Austrália e no Havaí demonstraram uma redução significativa do colesterol no soro sanguíneo, uma redução no total de triglicerídeos do sangue, redução no indesejável colesterol de baixa densidade, com pouco ou nenhum efeito no desejável colesterol de alta densidade. Todos estes fatores são indicadores reconhecidos de risco de doença cardíaca. Diversas nozes, incluindo a macadâmia, podem reduzir a pressão sanguínea em pessoas hipertensas.

Uma série de análises dietéticas com nozes realizadas no mundo, conjuntamente com pesquisas, demonstrou redução do risco de doenças cardíacas, certos cânceres e doenças relacionadas, hipertensão; além de promover bem-estar e satisfação alimentar.

ÓLEO DE MACADÂMIA


É freqüentemente descrito como “óleo bom”. As macadâmias contêm uma porcentagem de gorduras monoinsaturadas maior que qualquer outro produto natural. O óleo de macadâmia é similar ao de oliva em sua composição e uso. As macadâmias contêm baixos níveis das danosas gorduras saturadas, baixos níveis de gorduras poliinsaturadas, que oxidam prontamente, e altos níveis de gorduras monoinsaturadas. Consumir menos gordura tem sido uma recomendação, mas o tipo de gordura consumida é mais importante que as quantidades totais consumidas. Dietas contendo níveis moderados de gordura promovem saciedade, são sustentáveis e agradáveis em longo prazo. Dietas com baixos índices de gordura causam insatisfação e são de difícil manutenção. A desejável pirâmide da saúde mediterrânea tem 40% da energia vinda de gorduras.

As macadâmias contêm diversos antioxidantes, incluindo vitamina E nas formas de tocoferol, tocotrienol, epicatequina (que é o principal antioxidante do chá), os aminoácidos metionina e cisteína e selênio. Outros anti-oxidantes foram detectados em quantidades menores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário