sábado, 22 de outubro de 2011

Pão integral de linhaça

Tenho uma máquina de fazer pão. Por muito tempo tive resultados malsucedidos, mas, finalmente, consegui o pão perfeito (pra mim).
A receita tirei do manual da própria máquina, porém dei meu toque pessoal. O pão fica bem úmido, aromático e gostoso. Torrado ele fica maravilhoso. Como não tem conservantes, é melhor consumi-lo logo.



RECEITA

Rende um pão de 600g

1 copo de água (240ml)

1 colh. de sopa de manteiga

1 1/2 colh. de chá de sal 2 colh. sopa de açúcar mascavo

2 copos (480ml) de farinha de trigo especial

1 copo (240ml) de farinha de trigo integral

5 colh. de sopa de linhaça triturada. (eu compro a semente e trituro no liquidificador)

2 1/2 colh. de chá de fermento biológico seco

Eu também coloco umas 3 colh. de sopa de aveia, gergelim, germen de trigo.

PREPARO

1. Adicionar todos os ingredientes na fôrma de assar na ordem acima.

2. Recolocar a fôrma na máquina.

3. Selecionar ciclo MASSA (na minha máquina é o número 8). A Massa fica um pouco seca, então eu incorporo mais água até ficar uma massa uniforme.

4. Quando esta função termina, eu tiro a massa da fôrma, retiro a espátula, sovo um pouquinho , recoloco a massa na fôrma, recoloco a fôrma na máquina e deixo descansar por 45 minutos.

5. Depois disso, pressiono o botão ASSAR (na minha máquina é o número 12) e pronto!


Nenhum comentário:

Postar um comentário