terça-feira, 25 de outubro de 2011

Arroz que cura

Rico em nutrientes, de fácil cocção e excelente acompanhamento de outros alimentos, é encontrado em quase todas as partes do planeta.
Na medicina chinesa é empregado para tratar problemas do sistema nervso como a depressão.
O corpo digere e absorve os carbiodratos do arroz com relativa rapidez e por isso é um elimento útil para recarregar os músculos depois de uma atividade física.

O arroz integral possui os grãos intactos, e com sua película e gérmen preservados há maior concentração de nutrintes.
Rico em magnésio, é eficaz para o tonus muscular e para a síntese de proteínas.
Também rico em Vitaminas do complexo B, pode ajudar a manter o bom estado do sistema nervoso, melhora a contração muscular e transforma o açúcar do sangue em energía celular.
É isento de glúten, portanto, celíacos podem consumir.
Melhora o metabolismo da glicose nos diabéticos.
Contém potássio, necessário para reduzir a pressão arterial.
Contém silício, que ajuda na produção de colágeno e elastina, colabora para a hidratação da derme e combate a queda de cabelo.
Outra propriedade do arroz é a sua capacidade de reduzir o colesterol. Segundo estudos, o farelo de arroz integral reduz significativamente os níveis de colesterol. Comprovou-se também que o farelo é rico em fibras, as quais podem ajudar a solucionar problemas de prisão de ventre e câncer de cólon.

Consumo sugerido: 4 colheres de sopa por dia.

ALGUNS TIPOS

Arroz Polido o Agulha: É o arroz branco ou tradicional. No seu processo de fabricação tem a sua casca retirada, por isso é pobre em nutrientes.

Arroz Silvestre ou Selvagem: Difícil de conseguir. É produzido nos EUA e Canadá. Este grão é pobre em gorduras e rico em proteínas, contém lisina, potássio, fósforo, vitaminas e fibras.

Arroz Patna: É uma variedade de arroz indiano.

Arroz Arbóreo:Este arroz concentra bastante amido. Possui o mesmo valor do arroz branco por não possuir casca. Ideal para preparar risotos pela sua consistência cremosa.

Arroz Parboilizado: Rico em vitaminas do complexo B.

Arroz Dourado: É um arroz modificado geneticamente para acumular em seu embrião betacaroteno.

Arroz Integral: Arroz rico em substâncias nutritivas (vitamina A, B1, B2, B6, B12, minerais e fibras). Deve ficar de molho antes da cocção.

Arroz Cateto ou Japonês: Possui grande quantidade de amido. Existe a versão integral rica em vitaminas do complexo B e minerais.

Arroz Basmati ou Indiano: Possui um aroma de nozes.

Arroz Vermelho: É rico em monocolina, substância que auxilia na redução de LDL no sangue, ferro e zinco.

Arroz Negro: Contém mais proteínas e fibras que o arroz integral. Possui alto teor de ferro e compostos fenólicos (antioxidantes como a antocianina e a vitamina E).


Algumas dicas:
- Adicione um pouco de manteiga após o cozimento. O sabor ficará mais marcante e a textura mais cremosa.
- Para deixar o arroz mais soltinho adicione uma colher de vinagre durante o cozimento.
- Na hora de preparar risotos é fundamental fritar os grãos no óleo ou na manteiga antes de colocar os outros ingredientes. Este processo se chama "selagem" e vai deixar o prato soltinho e com a textura exata.


[Fonte: Enciclopedia Práctica de las Medicinas Alternativas / Fotos retiradas da internet]

Nenhum comentário:

Postar um comentário