segunda-feira, 24 de outubro de 2011

OS PROBIÓTICOS

O termo PROBIÓTICO deriva do grego e significa "pró-vida" ou "para a vida".
A Organização Mundial de Saúde define os probióticos como micro-organismos vivos que, quando administrados em quantidades adequadas, conferem benefícios à saúde da pessoa que os consumiu.


Os alimentos probióticos são ricos em bactérias que produzem efeitos benéficos na flora intestinal. Podem ser componentes de alimentos industrializados presentes no mercado como leites fermentados e iogurtes, ou podem ser encontrados nos produtos artesanais resultantes do uso do lactobacilo búlgaro, como o da foto.

















Os beneficios dos alimentos PROBIÓTICOS são:

* Aumentam de maneira significativa o valor nutritivo e terapêutico dos alimentos, pois ocorre um aumento dos níveis de vitaminas do complexo B e aminoácidos.

* Aumentam a absorção e fixação de cálcio e ferro.

* Fortalecem o sistema imunológico através de maior produção de células protetoras, portanto na redução do risco de câncer e doenças infecciosas de repetição.

* Possuem efeito funcional benéfico no organismo, equilibrando a flora intestinal, atuando na capacidade do organismo se desintoxicar de excessos e venenos.

* Possuem uma particular importância para os indivíduos com intolerância à lactose, devido ao aumento de uma enzima que facilita a digestão da lactose.

* Combatem a prisão de ventre, combatem a doença inflamatória intestinal e colón irritável.

* Estão envolvidos com a diminuição de inflamações do trato urinário e vaginal, promovem a diminuição da incidência de cárie dental, de colesterol e triglicérides.

* Modulam a função imunológica, aliviam infecções causadas por H.pylori, diminuem a incidência de cálculos renais.


[Fonte de pesquisa: Wikipédia, Conceição Trucom, Bruna Murta - Nutricionista]

Nenhum comentário:

Postar um comentário