sábado, 15 de outubro de 2011

AÇÚCAR: vilão?

O açúcar é considerado o vilão da alimentação. Gostoso, tentador, irresistível... Porém, dependendo da escolha que fizermos, ele pode ser muito prejudicial à saúde.

Na verdade, a culpada disso tudo é a SACAROSE (mais conhecida como açúcar de mesa). É encontrada em abundância na cana-de-açúcar, frutas e beterraba. "(...) ela aumenta a produção de serotonina e também de dopamina, os quais são dois hormônios neurotransmissores que são responsáveis pelo humor e também pela sensação de prazer. O efeito é totalmente instantâneo, sendo que quando damos a primeira mordida a substância entra direto no sangue trazendo aquela felicidade. (...)"

O excesso de açúcar pode causar diabetes, infartos, derrame cerebral, insuficiência renal, problemas visuais, lesões de difícil cicatrização, cáries, obesidade, câncer e doenças neurológicas.

Por esta razão, saiba escolher e consumir açúcar.

TIPOS DE AÇÚCAR
As diferenças estão no sabor, na composição nutricional e na cor.
Quanto mais escuro é o açúcar, mais sais minerais e vitaminas possui. Isso significa que o pior açúcar é o de cor branca, já que ele precisa receber aditivos químicos no último processo de fabricação, “roubando” a maioria dos nutrientes.

Rapadura
A rapadura é feita a partir do caldo de cana após moagem, fervura, moldagem e secagem. É um alimento considerado mais nutritivo que o açúcar refinado pois enquanto este é quase exclusivamente sacarose a rapadura possui diversas outras substâncias nutritivas em sua composição. A rapadura é rica em potássio, ferro, cálcio e fósforo, possui grande teor energético.


Mascavo
É o açúcar bruto, escuro e úmido, extraído depois do cozimento do caldo de cana. Seu sabor é parecido com o da rapadura. Como ele não passa pela etapa de refinamento, conserva o cálcio, o ferro e os sais mineirais.


Demerada
Também usada no preparo de doces, esse açúcar de nome estranho é um dosmais caros. Ele passa por um refinamento leve e não recebe nenhum aditivo químico. Por isso, seus grãos são marrom-claros e têm valores nutricionais altos, parecidos com os do açúcar mascavo.


Orgânico
É diferente de todos os outros tipos porque não ultiliza ingredientes artificiais em nenhuma etapa do ciclo de produção, do plantio à industrialização. O açúcar orgânico é mais caro, mais grosso e mais escuro que o refinado, mas tem o mesmo poder do adoçante.


Light
Surge da combinação do açúcar refinado com adoçantes artificiais, como o aspartame, o ciclamato e a sacarina, que quadruplicam o poder de adoçar. Um cafezinho só precisa de 2 gramas de açúcar light para ficar doce, contra 6 gramas de açúcar comum. Por isso, quem consome o açúcar light ingere menos calorias.


De confeiteiro
Tem cristais tão finos que mais parecem talco de bebê. excelente para fazer glacês e coberturas. O segredo é o refinamento sofisticado, que inclui uma peneiragem para obter os minicristais e a adição de amido de arroz, milho ou fosfato de cálcio para evitar que os minicristais se juntem novamente.


Líquido
É obtido pela dissolução do açúcar refinado em água. Usado em bebidas gasosas, balas e doces, o açúcar líquido não é vendido em supermercados. Uma das vantagens é que ele não precisa ser estocado em sacos, diminuindo o risco de contaminação com poeira e microorganismos.


Frutose
É o açúcar extraído das frutas e do milho. Sem precisar de nenhum aditivo, frutose é cerca de 30 mais doce que o açúcar comum, mas ela engorda sem oferecer vitaminas.


Refinado
Também conhecido como açúcar branco, é o açúcar mais comum nos supermercados. No refinamento, aditivos químicos como o enxofre tornam o produto branco e delicioso. O lado ruim é que esse processo retira vitaminas e sais mineirais, deixando apenas as "calorias vazias" (sem nutrientes).


Cristal
É o açúcar com cristais grandes e transparentes, difíceis de serem dissolvidos em água. Depois do cozimento, ele passa apenas por um refinamento leve, que reira "só" 90% dos sais mineirais. Por ser econômico e render bastante, ele sempre aparece nas receitas de bolos e doces.


TORTA DE COCO

Esta receita foi descoberta há 30 anos num pacotinho de coco ralado por uma mocinha que trabalhou com a minha familia. Desta vez tentei deixá-la mais saudável substituindo o açúcar comum pelo demerara. A massa desmancha na boca e o recheio é super cremoso.

Massa
2 xíc. de farinha de trigo (mudança: 1 1/2 de farinha de trigo, 1/2 de farinha integral)
3/4 de manteiga gelada
6 colh. de sopa de água gelada

Misturar a farinha com a manteiga até obter uma farofa.
Acrescente a água, uma colher de cada vez.
Sovar a massa 4 vezes, faça uma bola, cubra com PVC e deixe na geladeira por 1 hora.
Forre uma fôrma de 22cm de diâmetro.

Recheio
1/2 xíc. de manteiga em temperatura ambiente
1 xíc. de açúcar (usei açúcar demerara, o que deixou o recheio com uma cor meio marrom - com açúcar branco o recheio fica com uma coloração amarela)
1/4 de farinha de trigo
2 ovos
1/2 xícara de leite (usei leite de coco)
1/2 colh. chá de baunilha
1 1/2 xíc. de coco ralado

Numa tijela bata a manteiga até ficar cremosa. Junte, aos poucos, o açúcar e a farinha peneirada. Junte os ovos, um a um, batendo bem a cada adição. Adicione o leite e a baunilha. Junte 1 xíc. de coco ralado e misture bem. Despeje o recheio na fôrma e salpique a superficie com 1/2 xíc. de coco ralado. Leve ao forno em temperatura média (180 graus) e asse por 1 hora ou até que o coco esteja dourado e a massa firme.




Fontes de consulta:
http://mundoestranho.abril.com.br/materia/quais-as-diferencas-entre-acucar-cristal-refinado-demerara-e-mascavo
http://www.blogbrasil.com.br/os-dez-tipos-de-acucares/
http://www.guiagratisbrasil.com/o-que-e-a-sacarose/
www.copersucar.com.br
www.lowcucar.com.br
www.inmetro.gov.br/consumidor/produtos/acucar.asp
http://pt.wikipedia.org/wiki/Rapadura#Propriedades

Nenhum comentário:

Postar um comentário