quarta-feira, 26 de outubro de 2011

BIOMASSA DE BANANA VERDE




A autora da descoberta é a Dona Heloísa de Freitas Valle, ex-bananicultora do Vale do Ribeira. Por meio de um processo de extração da polpa da banana verde (muito simples, abaixo a receita) – o que ela chamou de BIOMASSA – é possível fazer brigadeiro, quindim, pães, bolos, molhos, geléias, kibe, maionese, macarrão...

Vejamos o que os especialistas dizem:

“De acordo com a nutricionista Paulinne Almeida, a banana verde estimula o crescimento e ativa o metabolismo de um grupo de bactérias que beneficiam o nosso trato intestinal. Além disso, carrega o amido resistente que chega intacto ao intestino fermenta e alimenta as bactérias benéficas que protegem nosso organismo de bactérias oportunistas e de toxinas. Com menos toxinas no organismo é facilitada a absorção de cálcio, magnésio e zinco. Isso ajuda a regular o sistema endócrino e mantém o metabolismo ativo, ou seja, ajudam a manter ou atingir o peso saudável em crianças e adultos além de atuarem na prevenção de quadros como diarréia e constipação, no desenvolvimento de câncer de intestino, na redução do colesterol e no controle da concentração de glicose no sangue. No entanto, a banana verde deve ser consumida cozida na forma de purê (Biomassa).”
[Fonte: http://www.bnb.df.gov.br/index.php]



“A banana verde é considerada um alimento de baixo índice glicêmico, ou seja, a glicose proveniente de sua digestão é liberada no sangue de forma gradativa e lenta, o que aumenta a saciedade (modula o apetite) e ajuda a manter os níveis de glicose no sangue controlados e reduz a liberação de insulina, contribuindo assim para a prevenção e controle do diabetes e ganho de peso. Os celíacos (portadores de Doença Celíaca), os quais têm alergia ao glúten, também podem ser beneficiados com o uso da banana verde.”
[Fonte: http://www.bancodesaude.com.br]


Biomassa de banana verde (Polpa)



INFORMAÇÕES NUTRICIONAIS
Porção de 100g (1/2 copo)

Quantidade por porção g %VD(*)
Valor Energético (kcal) 91 4,55
Carboidratos 21,4 7,13
Proteínas 1,2 1,60
Gorduras Totais 0 0,00
Gorduras Saturadas 0 0,00
Gorduras Trans 0g **
Fibra Alimentar total 7,8 31,20
Fibra Alimentar 3,22 12,88
Amido resistente 4,31 17,24
Frutooligossacarídeos 0,24 0,96
Cinzas 0,7 –
Cálcio (mg) 2,9 0,00
Cobre (mg) 0,08 0,00
Ferro (mg) 1,2 9,00
Fósforo (mg) 18,7 3,00
Magnésio (mg) 19,6 8,00
Manganês (mg) 0,47 20,00
Potássio (mg) 236 11,80
Sódio (mg) 0,3 0,00
Zinco (mg) 0,122 2,00

Modo de fazer
1. Escolha bananas verdes de qualquer tipo colhidas na hora ou compradas na feira (as bananas não podem estar climatizadas) – eu comprei a banana prata, mas ela exige mais tempo de cocção por ser mais dura. A melhor é a banana nanica.
2. Lave as bananas (com a casca) – eu lavei com sabão de coco.
3. Coloque as bananas numa panela de pressão (não retire a casca) e cubra com água. Cozinhe por 15 minutos – alguns sites recomendam cozinhar por 20 minutos.
4. Prepare a biomassa colocando as bananas ainda mornas (mais pra quente) num processador. Se as bananas estiverem um pouquinho duras, vá acrescentando água ou leite quentes até atingir o ponto de purê.
5. Guarde na geladeira por 4 dias – alguns sites afirmam que a biomassa pode ser guardada por 7 dias na geladeira.
Tomando todos os dias 2 colheres pela manhã e 2 na hora de ir dormir vai ajudar na prevenção e tratamento de vários problemas intestinais e ajuda perder peso. Pode comer a pasta pura ou fazer sucos.

DICAS1. Para facilitar a preparação das receitas, a polpa de banana verde pode ser embrulhada e congelada após o resfriamento. No freezer, ela dura cerca de seis meses.
No preparo com polpa congelada é preciso retirá-la do freezer com antecedência, descongelando-a.
2. Nunca utilize a mesma água em que a casca foi cozida para misturar à polpa, pois nela encontra-se tanino, substância que deixa a massa escura.
3. Trabalhe sempre com a polpa em temperatura quente e nunca a deixe muito espessa, mesmo para preparar molhos, sopas e caldas. Isso porque quando esfria, a biomassa endurece rapidamente.


Eu preparei a biomassa e ficou assim:

Estou consumindo o purê com mel.


5 comentários:

  1. porque não podemos usar banana climatizada para a biomassa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Rute. A banana verde contém um carboidrato chamado 'amido resistente'. Segundo pesquisas, é uma ótima fonte de energia e uma de suas funções é estimular a proliferação de bactérias benéficas no intestino. Na banana madura, o amido é convertido em açúcares.

      Excluir
  2. Bate a banana com a casca? Essa é a minha dúvida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Não, vc deve tirar a casca sim e bater a banana ainda quente, senão ela fica dura. bjs

      Excluir
  3. Se a banana foi climatizada, porém ainda está verde, pode ser utilizada para biomassa?

    ResponderExcluir