quinta-feira, 28 de julho de 2011

Limão, o rei dos frutos curativos

O limão é uma fruta mágica, veja o que ele pode fazer pela sua saúde.
(Informações retiradas de textos de Conceição Trucom)
Composição
- Contém vitamina B1, B2 e B3, provitamina A (caroteno), que se encontra principalmente na casca e, vitamina A na polpa fresca e sumo.
- É riquíssimo em vitamina C (40 a 50mg/100gr de fruto), que joga um papel inestimável nos fenômenos óxido-redutores, beneficiando, concomitantemente, o desempenho das glândulas endócrinas. Por essa razão, é indispensável a sua ingestão diária.
- Possui vitamina PP, que age protegendo e tonificando o sistema vascular, e vitamina I que é um preventivo das pneumonias.
- Contém grandes quantidades de sais minerais e oligoelementos como o cálcio, ferro, silício, fósforo, cobre, magnésio e iodo.
- Encontram-se apreciáveis percentagens de ácidos cítricos e málico, além de pequenas quantidades de ácido acético, fórmico e de citratos de potássio e de sódio.
- É portador de glucose e frutose diretamente assimiláveis, bem como de sacarose.
- Contém gomas, mucilagem e algumas albuminas.
Principais componentes do limão
(O poder de cura do limão - Conceição Trucom – Editora Alaúde)

Ácido cítrico
É o principal agente de alcalinização do metabolismo orgânico de homens e animais, cumprindo inclusive papel importante no sistema de formação e manutenção óssea. É um anti-séptico seguro e natural contra fermentações no estômago e intestinos. Destrói microorganismos, criando um ambiente inconveniente aos germes. É antídoto natural nas intoxicações em geral, inclusive nas causadas por ingestão de soda e potassa cáustica.
O limão é uma das únicas que consegue alcançar níveis de 6 a 7%, na forma de sais de potássio e de sódio.


Vitamina C
Um antioxidante poderoso que exerce papel inestimável nos fenômenos óxido-redutores, portanto, um protetor aos danos do envelhecimento (oxidação) de todas as células e tecidos, beneficiando o rejuvenescimento e o desempenho das glândulas endócrinas. A riqueza do limão em vitamina C lhe confere papel importante no metabolismo dos aminoácidos e aumento da fixação de cálcio e ferro pelos intestinos, em casos normais ou de deficiências; por isso é fundamental no tratamento e prevenção de problemas ósseos e de anemia. A vitamina C é necessária na formação dos tecidos fibrosos, dos dentes, dos ossos, das cartilagens, da pele e até dos cabelos.
O consumo diário do limão pelas crianças desde a amamentação até a adolescência, pelas gestantes e pelos adultos da terceira idade é particularmente importante. É eficaz contra o escorbuto, anemia, reconstituição de tecidos, fortalecimento do sistema imunológico e um grande auxiliar na cura de estomatites e piorréia.


Pró-Vitamina A
Encontra-se, principalmente, na casca e na polpa fresca do limão. É derivada de um pigmento vegetal, o caroteno, que confere cor à abóbora e cenoura. O caroteno é uma pró-vitamina que se transforma no fígado em vitamina A. Ela ajuda a manter o bom funcionamento das células epiteliais da pele e das mucosas que revestem o sistema digestivo e respiratório.

Fósforo
O conteúdo de potássio do limão nutre o cérebro, tecido conjuntivo e as células nervosas. O potássio trabalha em dupla com o cálcio, ajudando a construir o esqueleto. Portanto, sua principal função é proteger contra a osteoporose.

Magnésio
É um bom agente laxante. O magnésio, juntamente com o cálcio, desempenha importante papel na formação da albumina do sangue. Seu grande trunfo é combater a osteoporose, porque sem o magnésio o cálcio não se fixa nos ossos.
O magnésio, por ser um tônico das articulações e músculos – inclusive do músculo cardíaco, protege de doenças cardiovasculares, pressão alta e arritmias. As mulheres podem ver nesse mineral um forte aliado contra a TPM.

Manganês
Mineral que faz a glicose do sangue ser melhor aproveitada, podendo ajudar no tratamento da diabetes. O manganês ajuda o organismo na absorção do cálcio, prevenindo a osteoporose. Faz parte de enzimas antioxidantes, sendo, portanto, um inimigo do envelhecimento precoce, dos tumores, do infarto e do derrame. Ele também colabora para o bom funcionamento do cérebro e sistema de reprodução.

D-Limoneno e os monoterpenos
Um dos grandes segredos das propriedades terapêuticas dos óleos cítricos, extraídos de suas cascas, está no alto teor de monoterpenos que estes possuem.
Monoterpenos são as menores moléculas que compõem os óleos cítricos; motivo pelo qual penetram com extrema facilidade em todos os tecidos e células do corpo humano, com uma poderosa ação solvente de lipídios (gorduras). O monoterpeno presente em maior teor nestes óleos é o d-limoneno. Várias pesquisas revelaram que estes monoterpenos possuem propriedades anticancerígenas, solvente de cálculos e de entupimentos nas artérias.
Pesquisas japonesas revelaram uma ação antioxidante capaz de inibir a oxidação do LDL (mau colesterol), impedindo assim que este acabe causando a arteriosclerose ou levando a pessoa a um infarto.
O d-limoneno age também descongestionando o fígado, especialmente após a ingestão de grande quantidade de álcool e alimentos altamente gordurosos. A ação sinérgica destes vários terpenos do limão cria uma ação muito poderosa na desobstrução de vasos sanguíneos.

Flavonas PMF
Pesquisadores dos EUA e Canadá descobriram que a casca das frutas cítricas contém uma “família” de substâncias que reduz o colesterol ruim, que são mais eficazes do que os remédios alopáticos convencionais.
Identificada como Flavonas PMF, são similares a outros pigmentos vegetais benéficos para a saúde, como na proteção contra o câncer, doenças cardíacas e inflamações.

Este texto faz parte do livro O poder de cura do limão – Um guia de medicina caseira - Conceição Trucom - Editora Alaúde, onde você vai encontrar a descrição completa de todos os componentes do limão, como também as formas de prevenir e tratar a saúde com o uso diário do limão.

Seus benefícios
Um dos efeitos notáveis do limão é, por exemplo, o de combater o ácido úrico - temível inimigo (tantas vezes letal) de muitos cidadãos quando chegam a uma idade mais "respeitável".


Indicações de uso Interno
Asma; Enfisema (paralelamente com a terapia do limão, deve erradicar-se os regimes hiperprotéicos), Infecções pulmonares, Tuberculose pulmonar e óssea, Bronquite crônica, Constipações e Gripes, Afecções Cardiovasculares, Varizes e Flebites, Fragilidade capilar; Dermatites várias, Prurido, Eczema e Despigmentação, Hiperviscosidade sanguínea (fluidificante sanguíneo), Doenças infecciosas (coadjuvante no tratamento de mononucleoses, leucocitoses, blenorragias, sífilis, etc.), Paludismo e Piorréia alvéolo dental, Febres (infusão de folhas de limoeiro e/ou cascas do fruto, podendo juntar-se o suco), Gastrites, Dispepsias e Aerofagias (também se podem mastigar finas lascas da casca do citrino), Úlceras de estômago e do duodeno, Esofagite de refluxo, Insuficiência hepática e pancreáti
ca; Icterícia e congestão hepática (utilização e quantidades adaptados a cada caso), Desinteria, Diarréias, Febre tifóide e Hemorróidas, Colites, Meteorismo e Parasitas intestinais (ralar a casca do limão e fervê-la em água, com ou sem açúcar), Fortalecedor da visão, Glaucoma e Hipertensão ocular, Hemorragias, Hemofilia e Escorbuto, Astenia, Anemias e Desmineralizações (aumenta a capacidade imunológica), Amamentação, Obesidade e Disfunções metabólicas (reequilibrante), Hipertensão arterial; hipotensão arterial (regulador da pressão), Afecções do sistema nervoso (fortalece e equilibra. As flores do limoeiro são também muito benéficas), Diabetes, Leucemia (preventivo), Cancro (preventivo), Enfarte (preventivo) e Tromboses; embolias (preventivo), Escleroses, Arteriosclerose, Doenças reumáticas e Artrites, Descalcificações, Linfatismo e Ascites, Retenções urinárias e Litíase urinária e biliar, Prevenção de epidemias, Antitóxico; Antivenenos.


Indicações de uso Externo
Conjuntivites; Fortalecedor da visão (gota do suco utilizada como colírio) e Tonificante ocular (banhando os olhos, de manhã, ao levantar, com água acidulada por algumas gotas de limão), Cefaléias (neste caso, colocar compressas embebidas em sumo na fronte e nas têmporas), Febre do feno, Sinusites e Anginas, Hemorragias nasais (epistaxis) e Otites, Estomatites, Glossites, Aftas e Sifílides bucais, Blefarites, Terçóis e Herpes, Dermatoses (erupções, furúnculos, etc), Feridas infectadas e Picadas de insetos, Verrugas, Seborréia facial, Tônico e adstringente facial, Unhas quebradiças e Pés sensíveis (friccionar com sumo ou polpa), Queda do cabelo (fazer lavagens e fricções do couro cabeludo com o sumo puro), Tonificante corporal (juntando suco de limões espremidos à água do banho).


Outras aplicações
(Do livro “Limão” – Anastácia Benvinda)


Calvície
Como prevenção, o limão, usado interna e externamente, ativa os bulbos capilares, corrige a seborréia, elimina a caspa e parasitas, tornando os cabelos macios pelo seu iodo natural, seus sais minerais e vitaminas. A fricção do seu sumo no couro cabeludo tem feito nascer fios de cabelo em pessoas que já tinham desistido de recuperá-los.

Ácido-úrico
Maravilhosos resultados têm sido obtidos na eliminação deste ácido azotado, produzido por deficiência renal, que causa a gota e doenças cardíacas, entre outros males. Tome o suco de um limão diluído em água, sem adoçar, três vezes ao dia, entre as refeições.

Amigdalite
Faça gargarejos várias vezes ao dia, usando água morna, suco de limão e uma pitada de sal.

As Terapias do Limão - a forma responsável de praticá-las!

O limão é incomparável. Seu potencial de alcalinizar o sangue, e demais líquidos corporais, acontece imediatamente após sua ingestão, quando seus citratos agem como um ativo neutralizante da acidez interna.

Hoje em dia, fala-se e consome-se muitos complementos contendo sais minerais e vitaminas. É fato que um comprimido efervescente de 500 mg de vitamina C não substitui jamais o consumo de 2 limões diários, pois junto à vitamina C totalmente ativa (viva) do limão, existem os seus demais constituintes, que funcionam de forma integrada, alquímica no seu aproveitamento e benefícios ao organismo.

Uma alimentação repetidamente inadequada desenvolve um sangue continuamente ácido, condição ideal para o desenvolvimento de muitas enfermidades, assim, para prevenir que o organismo chegue à doença, ou mesmo tratar a doença, é necessário fazer uso diário de alimentos que alcalinizem o sangue, favorecendo o equilíbrio metabólico e a eliminação dos seus resíduos tóxicos.

Dificuldades de saúde podem ser tratadas com o consumo integrado e regular do limão. No entanto, o uso intensivo é especialmente indicado no fortalecimento do sistema imunológico, respiratório e cardiovascular, oferecendo assim proteção contra diversas doenças.

Para este tratamento, deve ser usado fruto médio e suculento, macio e perfeitamente maduro, que gera cerca de 30 ml (2 col
heres de sopa) de suco/fruta. Todas as variedades são terapêuticas - galego, rosa, cravo, tahiti, siciliano, etc.-, o que mais importa é que seja um fruto da época, barato e preferentemente orgânico. Maduro porque não se deve usar um remédio que ainda não está pronto ou com a validade vencida, não é certo?

O tratamento está baseado no consumo do suco puro e fresco dos limões, sendo totalmente incompatível a presença do açúcar que é um alimento que acidifica e intoxica o sangue.

Terapia do Limão
Que pode ser Intensiva (19 dias) ou Leve (5, 7, 9 ou 11 dias).

A Terapia Intensiva do Limão tem duração de 19 dias, conforme descrito na tabela abaixo, e gera um consumo total de 100 limões.
A sugestão é realizar este tratamento preventivo a cada 3 meses ou na entrada de ca
da estação do ano.

Terapia Leve do Limão
para pessoas muito doentes, acima de 50 anos e iniciantes!

Este procedimento é possível para pessoas que nunca praticaram a Terapia Intensiva do Limão e também para pessoas com mais de 50 anos, quando existe elevada possibilidade de elevado nível de intoxicação e acidez no sangue.

Trata-se de uma terapia de adaptação ao tratamento intensivo, que pode também ser planejada sempre que necessária uma limpeza mais rápida e superficial do organismo.

A Terapia Leve pode ser de 5, 7, 9 ou 11 dias.

Um exemplo:

Terapia Leve de 5 dias
1o dia - consumir 1 limão
2o dia - consumir 2 limões
3o dia - consumir 3 limões
4o dia - consumir 2 limões
5o dia - consumir 1 limão

Terapia Intensiva do Limão
O tratamento mais conhecido e divulgado na literatura sobre o limão é a Terapia Intensiva de 19 dias, que começa pela ingestão do suco de um limão no primeiro dia e vai aumentando-se a dose diária com 1 limão, ao longo de dez dias sucessivos. No décimo primeiro dia decrescem as doses em igual proporção, reduzindo 1 limão a cada dia, até que no décimo nono dia a ingestão é o suco de apenas 1 limão.

No total destes 19 dias de tratamento serão consumidos 100 limões. Por este motivo há que ter absoluto cuidado com a perfeita higiene (limões muito bem lavados) e a maturidade dos limões. Limões que não estão bem maduros podem causar alergias e limões maduros demais já não são tão terapêuticos. Limões maduros apresentam suculência, casca brilhante e macia, além de cabinho (ou a estrela que prendia o cabo) que se soltam com um leve toque.
Observe na tabela a seguir o esquema dia-a-dia de como deve ser praticado este tratamento.

Naqueles dias quando são muitos os limões, e o volume de suco é elevado, a ingestão pode ser feita em apenas uma toma em jejum, ou, mais factivelmente, em 2-3 tomas distribuídas ao longo do dia:
Um exemplo: No décimo dia serão 10 limões. Assim, tomar o suco de 4 limões, em jejum, cerca de 30 minutos antes da refeição matinal; de mais 3 limões, 30 minutos antes do almoço; e dos últimos 3 limões, igualmente antes do jantar.

Observar que podem ocorrer as situações a seguir descritas.

A pessoa está por demais intoxicada e logo no começo do tratamento sente mal-estar, como acidez, náuseas, dor de cabeça, diarréia ou indisposição geral. Neste caso, o indicado é respeitar o corpo; e repetir a quantidade de limões do dia anterior e observar. Caso os sintomas aliviem um pouco, seguir em frente na seqüência prescrita pela Terapia Intensiva. Caso permaneçam os fortes sintomas, repetir por mais 1 dia a mesma dosagem de limões e observar as reações do corpo. Se ainda assim permanecer uma sintomatologia de elevado incomodo, interromper o tratamento e recomeçar na semana seguinte do ponto zero.

Aproveitar esta semana de intervalo para alimentar-se de forma mais leve e natural, ingerindo mais frutas, brotos, folhas, sementes e cereais integrais.

Posso diluir o suco?
NÃO. O correto é o suco puro e fresco do limão. Entretanto, pode acontecer dificuldade na toma do suco puro, embora, se tomado com canudinho, esta possibilidade será muito reduzida. Neste caso, há que respeitar sua dificuldade e usar este mesmo recurso através de um outro alimento desintoxicante e alcalinizante como a uva, usando a mesma tabela e volumes.

Outra opção é o consumo diário do suco fresco de 1 limão batidos com frutas e folhas verdes, que são os chamados sucos desintoxicantes. Diferente do tratamento leve ou intensivo, o uso diário dos sucos desintoxicantes em jejum é uma dinâmica DIÁRIA e contínua, mais sutil e suave, porém também de elevado poder terapêutico e preventivo.

» Ao manusear o limão ou qualquer fruta cítrica, deve-se lavar muito bem as mãos e o local onde foi realizado o uso externo, antes de expor-se ao sol.

O suco e casca das frutas cítricas contém substâncias fotosensíveis, ou seja, a presença de resíduos do limão na pele em contato com raios solares irão provocar manchas escuras na pele, e até mesmo queimaduras mais sérias. E, mesmo com a pele muito bem lavada, evitar tomar sol diretamente. Não esquecer do filtro solar.

» Uma dica - ingerir o suco com canudo para evitar o contato com os dentes e também o sabor acentuado que permaneceria na boca.

» Não adoce o suco do limão com açúcar ou qualquer adoçante.

Atenção: este texto é para esclarecer. Como qualquer medicamento, o poder de cura do limão não está num uso esporádico e inadequado. Recomenda-se a leitura na íntegra do livro O poder de cura do Limão - editora Alaúde, o que possibilitará o consumo desta fruta com consciência e responsabilidade.
Texto extraído do livro O poder de cura do Limão - Reprodução permitida desde que mantida a integridade das informações e citada a autora e fonte.

Conceição Trucom é química, cientista, palestrante e escritora sobre temas voltados para o bem-estar e qualidade de vida.
Email: mctrucom@docelimao.com.br
www.docelimao.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário