quinta-feira, 21 de julho de 2011

ALECRIM

Além de ser símbolo de fidelidade entre namorados, era usado, na Era Medieval, para purificar os quartos de doentes. Pela reputação de estimular a memória, conta-se que estudantes gregos usavam ramos de Alecrim nos cabelos, quando submetidos a exames.


O alecrim é uma planta cercada de misticismo. Entre os povos grego e romano era tida como uma erva sagrada. Usada como incenso ou carregada como amuleto para atrair bons fluídos, principalmente em casamentos, e afastar mau-olhado, quebranto e inveja. Na Idade Média, era usada como defumador e fumigantes em dormitórios com pessoas enfermas. Também os egípcios usavam o alecrim em seus ritos, visto que os túmulos têm vestígios da planta.


A busca da cura da alma, através do alecrim, também revelou aos povos antigos o caminho para a cura do corpo físico por ter propriedades analgésica, anti-depressiva, anti-reumática, anti-séptica, anti-espasmódica e adstringente, entre outras.


PROPRIEDADES MEDICINAIS: Adstringente, analgésica, antiasmática, antidepressiva, antidiabética, antiespasmódica, antigripal, anti-hipertensora, antiinflamatória, antioxidante, anti-reumática, anti-séptica, aperiente, aromática, balsâmica, béquica, calmante, cardiotônica, carminativa, cicatrizante (o pó das folhas), colagoga, depurativa, digestiva, emenagoga, estimulante, estimulante da fecundidade feminina, estomáquica, eupéptica, excitante, narcótica, vasodilatadora, vulnerária, tônica, sudorífica, vasodilatadora, estomacal, febrífuga, tônica do sistema nervoso central, tonificante do útero.


INDICAÇÕES:
Afecção (fígado, estomago, intestinos, rins), afecções cefálicas, asma, astenia, bronquite, calvície, cansaço físico e mental, caspa, celulite, cicatrização de feridas, circulação da pele, clorose, colesterol, contusão, convalescença, coqueluche, coração, debilidade cardíaca, depressão ligeira, dermatites seborréicas, dispepsia, dor, dor de cabeça, dor reumática, dor muscular, edemas, entorse, enxaqueca, escrófulas, esgotamento, espasmo, feridas, fraqueza, frigidez, gota, gás intestinal, gastralgia, gripe, hemorróida, hidropsia, histeria, impotência, inapetência, inchaço dos olhos, indigestão, insônia, isquemia, nervosismo, nevralgias, odontalgia, paralisias, pele desvitalizada, poliuria, problemas respiratórios, pulmões, queda do cabelo, reumatismo, rins, rugas, torcicolo, tosse, úlceras, vertigem, vesícula.


Uso Medicinal:
O alecrim é uma planta que ama o calor e a vida. Ele aquece e estimula o cérebro e o corpo. É ótimo como cardiotônico e ajuda a diminuir os níveis de colesterol no sangue; atua como estimulante, anti-reumático, resolve rapidamente dores de estômago e azias e restitui a energia dos cansados e estressados por muito esforço mental. Por sua qualidade penetrante, é muito eficiente no tratamento de problemas respiratórios, desde o simples resfriado, catarro, sinusite até casos de asma (a inalação é o uso mais indicado). Usado externamente, por sua poderosa ação anti-séptica. Externamente, é excelente para limpar feridas, principalmente de diabéticos e pessoas que tem dificuldades de cicatrização.


- Combate a diabetes e tem propriedades anti-reumáticas.

- Ativa as funções do pâncreas e estimula a circulação.

- Externamnte, serve para desinfetar feridas e ajudar na cicatrização.

- Bom para os rins e vesícula e equilíbrio da pressão arterial, auxiliando a boa circulação; auxilia nos estados de depressão, dores reumáticas, digestão, facilita menstruação, combate gota, icterícia é anti-séptico, sedativo, fortalece a memória. Bochechos de infusão são recomendados para aliviar aftas, estomatites e gengivites.

- Para reumatismo, eczemas e contusões: folhas cozidas no vinho usadas externamente.

- Anti-séptico bucal: infusão comum.

- Para sarna: infusão bem forte aplicada externamente.

- Cicatrizante de feridas e tumores: folhas secas reduzidas a pó ou suco.

- Como medicação, só se utilizam folhas de alecrim.

- Galhos floridos secando num vaso na casa estimula a memória.

- Compressas com chá forte de alecrim são ótimas para celulite.

- Restitui a energia dos cansados e estressados por muito esforço mental.

- Resolve rapidamente dores de estômago e azias.

- Excelente para refrescar músculos e pés cansados.

- Pode ajudar no combate à caspa e queda de cabelo.

- É útil para pele flácida, pois o alecrim é um ótimo adstringente.

- Pode ajudar a combater resfriados, asma, gripe.


Efeitos colaterais: Contra indicado para mulheres grávidas e portadores de epilepsia.

Efeitos Energéticos:
Diz-se que o alecrim é um "Costurador do Plexo Solar". Ele restitui rapidamente a energia perdida, dá mais estrutura de trabalho aos que lidam muito com o mental racional, é uma das ervas que ajudam na depressão e estados permanentes de cansaço por problemas emocionais. Ajuda muito crianças com uma estrutura emocional passiva, as que não respondem de forma concreta às agressões da vida. Aumenta a capacidade de aprendizado. É a planta chave da falta de auto estima. Atua nos desconfiados, nos que não acreditam em si mesmos, nos que não têm coragem de se lançar em novos projetos. É a erva da coragem.

Erva Antioxidante
O segredo do alecrim são os ácidos fenólicos presentes em sua folhinha. A substância é um poderoso antioxidante natural e pertence a uma grande família chamada 'compostos fenólicos', presentes também em especiarias como a erva-doce, o orégano e a noz moscada, o chá verde, a uva e frutas de pigmento vermelho e amarelo. “As especiarias são uma importante fonte desses compostos. É importante saber que elas têm mais propriedades do que apenas dar sabor e aroma aos alimentos” , diz a nutricionista Ana Mara de Oliveira e Silva. Porém, antioxidante demais prejudica: “O consumo excessivo de um antioxidante pode ter efeito tóxico. O corpo reage como se ele fosse uma droga”, explica.

CHÁ DE ALECRIM
Para cada xícara de água fervendo, utilize 4 gramas de folhas de alecrim, ou coloque 2 colheres de sopa de erva para 1 litro de água. Ferva a água, junte a erva e deixe levantar fervura. Desligue o fogo e abafe por dez minutos.

Toma-se depois das refeições. Pode-se beber meio litro diariamente.

O chá do alecrim tem várias finalidades, tratar o colesterol, estímulo à circulação, as dores de dentes ou enxaquecas, as doenças de coração ou mesmo nos casos de celulite. Indicado para stress físico e mental, depressão, gota, reumatismo, facilita a digestão.

Virtudes
Este chá favorece a micro circulação, oxigenação cerebral, estimulando a memória e a criatividade. Alivia dores e espasmos. Fomenta a diurese, contribuindo para a redução de edemas e de celulite. Também pode regular o fluxo menstrual, quando é escasso. Para se obter melhores resultados, utiliza-se no tratamento interno e externo, simultaneamente.


USO COSMÉTICO
Vinagre de alecrim ou chá bem forte no cabelo depois de lavado estimula a saúde dos folículos capilares e evita a calvície (escurece os cabelos também, então não é indicado para loiros). Na pele, restabelece o ph natural (é ligeiramente adstringente). O óleo de alecrim é bom para passar no corpo após o banho.

Ingredientes para Vinagre com Alecrim:
2 ramos de alecrim fresco
1litro de vinagre de vinho rosé
Coloque o alecrim na garrafa e acrescente o vinagre.
Tampe e deixe descansar por 2 dias, antes de iniciar o seu uso.
Guarde em temperatura ambiente.

Tônico facial de alecrim: 1½ xícara de água, 1 maço de alecrim, ½ dose de conhaque. Ferva o alecrim na mistura de água e conhaque por 15 minutos. Filtre e conserve em vidro escuro.

Para pele precocemente envelhecida: deixe 50gr de alecrim em infusão em 1 litro de água fervendo por 10 minutos. Coe, coloque em garrafa previamente esterilizada e use para fazer compressa no rosto após a limpeza. Conserve na geladeira.

Uso Externo
Este chá aplica-se diretamente no tecido cutâneo ou em compressas. Para suavizar e tonificar a pele, aplica-se com a nossa própria mão, pressionando para facilitar a sua absorção.
Para aliviar dores, reduzir edemas e celulite, a prática de compressas revela-se mais eficaz. A sua aplicação continuada, durante 5 dias consecutivos, vai imprimindo a peculiar fragrância do alecrim e a sua acção salutar vai-se manifestando numa melhor tonicidade, suavidade e noutros sinais de rejuvenescimento.

NA CULINÁRIA
O alecrim não perde seu sabor no cozimento, como a maioria das outras ervas. Tanto o ramo quanto suas folhas longas podem ser adicionadas às comidas. Sempre devem ser retiradas do prato antes deste ser servido. Misturado em pequenas quantidades às massas caseiras de pão, o alecrim fresco dá um gosto saboroso e exótico a massa, e deixa o pão digestivo e energético.
Excelente para aromatizar vinagres e azeites.


Vinho com alecrim: Coloque alguns galhinhos de alecrim fresco em um bom vinho tinto e deixe macerar durante 21 dias bem fechado com parafina na rolha. Guarde em lugar escuro, deitado. Quando passar esse tempo, coe e acrescente mel puro à gosto (o mel é opcional). Sirva pequenos cálices antes do jantar. Além de ser ótimo para a digestão, ajuda a clarear as idéias para um novo dia de trabalho.

Forma de venda: Pode ser encontrado fresco ou desidratado (seco). As folhas frescas possuem aroma mais puro, sendo preferidas. O alecrim desidratado tem um sabor mais concentrado, portanto é recomendável usar uma quantidade menor.


Uso caseiro: Inseticida natural, plantado na horta protege as outras plantas. Ramos de alecrim frescos, colocados entre as roupas defendem-nas de ataque de traças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário