terça-feira, 12 de julho de 2011

QUINUA

A quinua, ou quinoa, foi qualificada como o melhor alimento de origem vegetal para consumo humano pela Academia de Ciências dos Estados Unidos por seu extraordinário valor nutritivo — O valor das proteínas encontradas na quinua é superior ao de todos os demais cereais.

Planta nativa da Colômbia, Peru e Chile, o cereal não possui glúten (proteína encontrada no trigo), sendo, portanto, uma ótima alternativa na alimentação dos celíacos (pessoas com intolerância ou alergia ao glúten).
Novas pesquisas mostram que a planta tem o poder proteico do leite materno e pode substituir o trigo na produção de farinha, a soja na produção de óleo, o milho para biodiesel e o arroz na alimentação.

A quinua pode ser encontrada na forma de grãos, farinha e flocos.

Com a quinua é possível fazer inúmeras receitas ou apenas cozinhá-la e usa-la em lugar do arroz.

Propriedades
• Fonte de aminoácidos. Possui todos os aminoácidos necessários ao nosso organismo, inclusive aqueles que o organismo não fabrica naturalmente.
• Fonte de proteínas de alta qualidade.
• Contém vitaminas A, B1, B2, B3, B6, C e E.
• Possui minerais como ferro, fósforo, cálcio, magnésio, potássio, zinco e manganês.
• Alto valor energético, pouca gordura e grande quantidade de fibras.
• Rica em ômega 3 e 6.
• Possui fitoestrógenos, substâncias naturais que imitam a ação de certos hormônios, ajudando a amenizar os sintomas da TPM e da menopausa.


Benefícios
A quinua age na prevenção de enfermidades crônicas, como osteoporose, câncer de mama, doenças do coração e outras alterações femininas decorrentes da carência de estrógenos na menopausa.
O consumo regular de quinua ajuda a combater anemias, problemas urinários, tuberculose e doenças do fígado. Atua também na redução de danos gastrointestinais, na integridade do sistema imunológico, na regulação das funções cardiovasculares, nos processos de cicatrização e como normalizador da próstata e órgãos reprodutores masculinos.
O alimento é especialmente útil às crianças, pois contém lisina, um componente relacionado ao desenvolvimento da inteligência, da rapidez de reflexos e de outras funções como a memória e a aprendizagem.
Ajuda na recuperação das fibras musculares, é de fácil digestão e contém pouco colesterol e gordura — perfeito para quem faz exercícios físicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário