segunda-feira, 1 de agosto de 2011

AZEITE DE OLIVA

Benefícios do azeite de oliva
É um alimento fundamental para a saúde, ele beneficia a vesícula biliar e o fígado, estimula a secreção da bílis e a tonicidade dos tecidos, atuando igualmente como tônico nervoso. O consumo de azeite é benéfico para as crianças, pois ajuda no seu crescimento e previne a osteoporose.

Rico em vitaminas A, D, K e E.

Como estimula a contração muscular, o azeite é prescrito em caso de prisão de ventre. A sua ação suave é ideal para a prisão intestinal das crianças, podendo os laxantes mais fortes causar danos.

A gordura monoinsaturada que predomina no azeite varre o colesterol ruim das artérias e ajuda a prevenir doenças cardíacas e câncer.

No processo de fabricação do azeite existe uma concentração de antioxidantes, que permitem a proteção do organismo contra as agressões exteriores, prevenindo o aparecimento de doenças cardiovasculares ou do câncer.

AZEITE antibarrigaA última notícia sobre o óleo extraído da oliva merece comemoração: ele evita o acúmulo da gordura visceral, passaporte para doenças cardiovasculares e diabete. E, como se fosse pouco, combate a osteoporose e inflamações, caso da gastrite. Mas a descoberta é séria: o sumo das azeitonas evita mesmo a barriga indesejada pois diminui os depósitos de banha no abdômen e quem assina embaixo são cientistas de diversas universidades européias.
“A gordura visceral, justamente aquela da cintura, produz substâncias que dificultam a ação da insulina, o hormônio produzido pelo pâncreas que ajuda a glicose a entrar nas células. Ou seja, barriga grande pode levar ao diabete do tipo 2” , explica o endocrinologista Márcio Mancini, presidente eleito da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica, Abeso.

VANTAGENS DO EXTRAVIRGEM

O efeito antibarriga, em tese, pode ser obtido com qualquer tipo de azeite de oliva. Afinal, em matéria de teor de gordura monoinsaturada — à qual se atribui essa ação — eles praticamente empatam. Já quando se fala em evitar as placas nas artérias, a bioquímica Luciane Faine, que analisou o azeite na Universidade Estadual Paulista de Botucatu, no interior de São Paulo, reforça as vantagens do tipo extravirgem. É que, no caso do efeito anticolesterol, é importante a presença de moléculas antioxidantes. “Na produção do extravirgem a pressão física da oliva, que é feita sem adição de produtos químicos, preserva esses compostos”, diz ela.

Segundo Luciane, os polifenóis do óleo extravirgem se acumulam no plasma sangüíneo. “Com isso, os radicais livres que oxidariam o colesterol a ponto de ele estacionar nas paredes dos vasos ficam praticamente fora de ação”, conclui. E saiba: todas as células do corpo saem ganhando.
E, para aqueles que pensam que o óleo de oliva está proibido de ir para a panela, os pesquisadores avisam que sim, ele pode, já que sua composição é bastante estável. Só não vale fritar ou abusar de temperaturas altas — quanto maior o calor, maiores as perdas dos compostos benéficos.


O AZEITE DE OLIVA VIRGEM
[Fonte: aceitedeoliva.com http://www.biomanantial.com/aceite-oliva-a-116-es.html]

Sem dúvida, é o mais natural de todos os azeites. Trata-se de um produto protetor e regulador do equilibrio da nossa saúde. As pesquisas científicas conformam que o azeite de virgem:

*Reduz o nivel de colesterol
*Diminui o risco de infarto
*Reduz as probabilidades de trombes arteriais.
*Diminui a acidez gástrica.
*Oferece uma ação eficaz de proteção contra úlceras e gastrites.
*Estimula a secreção da bilis.
*Regula a atividade intestinal.
*Beneficia nosso crescimento ósseo e permite uma excelente mineralização do osso.
*Ajuda a prevenir os efeitos deterioradores da idade sobre as funções cerebrais e, sobretudo, o envelhecimento dos tecidos e dos órgão em geral.

SEUS COMPONENTES
Mais da metade da composição do azeite é pura gordura monoinsaturada. Ele contém pitadas de ômega-3 e está cheio de substâncias antioxidantes, com destaque para os polifenóis, que, além de conferir aquele aroma característico, beneficiam nossas artérias. Vale ressaltar ainda a boa concentração de vitamina E, nutriente que afasta o risco de tumores.

O azeite é apelidado pelos mediterrâneos de “ouro líquido”.

NO ESTÔMAGO
Pesquisadores da Universidade de Valme, na Espanha, observaram que o óleo de oliva contém substâncias com efeito bactericida, capazes de combater a Helicobacter pylori, microorganismo por trás da gastrite. O achado foi publicado recentemente no Journal of Agricultural and Food Chemistry, um importante periódico científico americano.

INIBE A DOR
Cientistas do Instituto Monell, nos Estados Unidos, encontraram no azeite uma molécula que inibe a atividade de enzimas envolvidas em inflamações. É o oleocanthal, um composto de ação idêntica à de analgésicos e que, portanto, é infalível contra as dores. Então, é provável que o consumo regular ofereça alívio para os que sofrem de dores crônicas.

PARA OS OSSOS
Ele também ajudaria a afastar a osteoporose. Pesquisadores da Universidade de Jaén, na Espanha, notaram que o consumo de azeite está associado à menor incidência de fraturas. Embora o efeito tenha sido demonstrado em um grupo de 334 voluntários, falta elucidar o porquê.

CONTRA TUMORES
Um trabalho publicado há pouco na revista da Sociedade Européia de Oncologia mostra que a gordura monoinsaturada do óleo de oliva diminui o risco do câncer de cólon. Pesquisas anteriores já apontaram a ação preventiva em outros tumores, como o de mama.

DICAS DE CONSUMO
Normalmente o azeite deve ser consumido em 12 meses.
É muito mais comum encontrar os azeites extra-virgens engarrafados sendo aconselhável que se procure azeites engarrafados em embalagens mais escuras, já que a incidência de luz cataliza a oxidação do produto. Já aos óleos de oliva é muito mais comum que sejam comercializados em lata. Para estes, o ponto de solda da lata pode em algumas vezes oxidar o produto. Ao estocá-lo, leve em conta que a luz, o calor e o ar são altamente prejudiciais ao produto, que deve ser armazenado em locais frescos, com pouca ou nenhuma incidência de luz. Pode-se evitar a ação da luz ao se embrulhar o azeite com pano ou guardanapo. Apesar de comumente usados os bicos dosadores também podem facilitar a oxidação e devem ser evitados. É aconselhável que se consuma o azeite o mais rápido possível após sua abertura portanto, é melhor que seja armazenado em embalagens menores, que sejam consumidas tão logo sejam abertas.

http://www.estimulacao.com.br/noticia65.htm
CONSUMO DIARIO: 2 colheres de sopa para obter seus benefícios.

. O azeite contém oleocanthal, composto que combate inflamações e alivia vários tipos de dor.

. Tomar 1 col. (sopa) de azeite virgem, puro e de boa qualidade, em jejum, auxilia na prevenção de doenças cardiovasculares e no controle do colesterol.

. Ele também ajuda a evitar o câncer. Isso porque os componentes do azeite neutralizam um dos genes responsáveis pela doença.

. Em caso de diabetes, inclua-o na dieta diária. Ele melhora a resistência à insulina e, por isso, equilibra a taxa glicose no sangue.

. O consumo de 100 ml de azeite por semana (+/- 8 colheres de sopa) pode reduzir bastante os riscos de degeneração macular, uma doença grave que atinge os olhos e prejudica a visão.

. Por ser rico em agentes antioxidantes, que combatem os radicais livres, ele previne o envelhecimento da pele.
(Editora Abril)
BENEFÍCIOS

NO APARELHO DIGESTIVO
- Diminui a secreção da acidez gástrica.
- Diminui a atividade secretora do pâncreas sem afetar a digestibilidade dos alimentos.
- Melhora o esvaziamento da vesícula biliar, o que evita a formação de cálculos biliares.
- Melhora a absorção intestinal de diversos nutrientes, especialmente sais minerais como o ferro, reparando enfermidades como a anemia.

NO SISTEMA CARDIOVASCULAR
- Provoca uma diminuição do colesterol total no sangre.
- Diminui o colesterol LDL (o ruim).
- Não modifica os níveis de colesterol HDL (o bom).
- Estimula a produção de vasodilatadores (melhora a fluidez do sangue).
- Diminui a capacidade de oxidação do colesterol LDL, o que evita o infarto por ateroma.
- Diminui a pressão arterial.

NOS PROCESSOS OXIDATIVOS
- O azeite de oliva impede a oxidação celular, contribuindo para prevenir muitas doenças, inclusive a velhice prematura.
- Melhora o perfil lipídico dos diabéticos.
- Diminui a glicemia, o que permite diminuir as doses diarias de insulina.
http://www.sabor-artesano.com/aceite-oliva.asp?g=aplicaciones-aceite

Nenhum comentário:

Postar um comentário