domingo, 22 de maio de 2011

OS 6 SABORES E AS EMOÇÕES

1- O SABOR DOCE
Incrementa todos os tecidos, os nutre, promove o crescimento nas crianças e nos adultos de um corpo robusto e firme; dá força, estabilidade, vigor e vitalidade. Alivia a sensação de queimação, elimina a fome e a sede. Proporciona uma percepção clara e uma sensação de satisfação e bem estar.
Em excesso pode se transformar em complacência, sonolência ou ambição. Este sabor é encontrado no açúcar, no mel, no arroz, no trigo, no creme, na manteiga, no ghee (ou manteiga clarificada), no leite, nas amêndoas, nos figos, nas tâmaras e também na carne, etc.







2- O SABOR SALGADO
Estimula a digestão, incrementa as secreções da boca, permite um melhor fluxo de substâncias
através dos variados canais de circulaçõa do organismo e tem um suave efeito laxante.
Emocionalmente, contribui com sabor e deleite na vida. Em excesso contribui com uma tendência da busca permanente de gratificação dos sentidos.Este sabor é encontrado no sal, nas algas marinhas, na batata frita, no molho de soja e na maioria dos enlatados.


3- O SABOR ÁCIDO


Incrementa o apetite, estimula a digestão, a secreção salivar e a sede. Aclara a mente, regula as funções dos sentidos e promove o crescimento.Emocionalmente pode despertar a consciência e o espírito aventureiro e dar uma certa sensação de realismo.

Em excesso gera inveja, ciúmes, pessimismo e irritabilidade.

É encontrado nos cítricos, vinagres, álcool, iogurte, queijos, picles, tomate, uva, etc.


4- O SABOR AMARGO
É pouco utilizado em nossa cultura. Ele restaura todos os sabores, é purificante, seca as secreções corporais, atua como antiinflamatório, neutraliza a sede e é um antídoto contra os parasitas, o envenenamento, as queimaduras e os desmaios. É muito saboroso, estimula o apetite, purifica o leite materno e é febrífugo.
Emocionalmente dá maior clareza à consciência , melhora o poder intelectual e aumenta o desejo de mudança.

Em excesso produz frustração e desilusão.

É encotrado nas verduras de folhas verdes, pepino, salsinha, broto de soja, espinafre, chicória, café, legumes, cevada, centeio, etc.



5- O SABOR ADSTRINGENTE
É sedativo, seca a umidade interna, ajuda a curar úlceras, hemorragias e outras feridas abertas.
Emocionalmente pode produzir medo, insegurança, introversão e perda de interesse.

Em excesso pode produzir constipação, sede, obstrução de canais: especialmente no trato digestivo inferior, não permitindo a saída de gases e matéria fecal, além disso, favorece a rigidez e tremores.

É encontrado na romã, nas maçãs, peras, na lentilha, na batata, no marmelo, no chá, na banana verde, nos legumes, no brócolis, na couve-flor e no repolho.

6- O SABOR PICANTE

Purifica a boca, é sudorífero, estimula o fogo digestivo, aguça os órgãos sensoriais, cura edema, a obesidade, a umidade, dilata os canais, remove obstruções, seca os alimentos ingeridos tornando-os mais digeríveis, diminui a congestão e é expectorante. Incrementa os tecidos e os nutre. O sabor picante os reduz e os queima, diminuindo o tecido adiposo, a quantidade de sêmen, o leite materno, e pode ser até abortivo, por isso é contra indicado na gravidez e no periodo de amamentação. Promove um caráter extrovertido, motivante e apaixonado. Em excesso pode provocar impaciência, irritabilidade, agressividade, ressentimento e intolerância.

É encontrado nas pimentas, no alho cru, na cebola crua, na mostarda, no gengibre, no rabanete, no cominho, etc.


EFEITOS DOS SABORES NAS EMOÇÕES

O sabor DOCE promove SATISFAÇÃO. Em excesso: COMPLACÊNCIA

O sabor SALGADO promove o DELEITE. Em excesso: o HEDONISMO

O sabor ÁCIDO promove a AVENTURA. Em excesso: a INVEJA

O sabor AMARGO promove o DESEJO DE TRANSFORMAÇÃO. Em excesso: a FRUSTRAÇÃO

O sabor ADSTRINGENTE promove a INSTROSPECÇÃO. Em excesso: a INSEGURANÇA

O sabor PICANTE promove a EXTROVERSÃO. Em excesso: IRRITABILIDADE


[Fonte: Enciclopedia Práctica de las Medicinas Alternativas]

Nenhum comentário:

Postar um comentário