sexta-feira, 2 de setembro de 2011

CHÁ DE HIBISCUS

Esta semana fui comprar condimentos para minha cozinha e descobri o CHÁ DE HIBISCUS. Decidi pesquisar na internet e achei isto:

Por Ana Lucia Santana

"O chá de hibiscus, assim como o chá verde, tem propriedades medicinais, e com esse intuito tem sido cultivado no Brasil, através da iniciativa da bióloga Lúcia Helena, que se dedica a investigar substâncias fitoterápicas há pelo menos 20 anos. Seguindo esse percurso ela deparou com o cálice das flores de uma espécie conhecida como Hibiscus sabdariffa, que provém da Ásia, especialmente da Índia, e da África.

Hoje a cientista se empenha em elaborar o chá de hibiscus consumido no Brasil, o qual
atua no aceleramento do metabolismo, além de impedir o aparecimento do diabetes de tipo 2, de reduzir a produção do colesterol, bem como de diminuir os níveis de lipídio e glicose na circulação sanguínea.
Além do mais esta substância atua como calmante, é diurético e laxante, superando os benefícios oferecidos pelo chá verde, pois tem um baixo teor de cafeína."



Hibiscus sabdariffa

(...)
"Portador de antocianina, que integra o grupo dos flavanóides, sendo assim similar ao vinho, com a vantagem de não possuir álcool em sua composição; e de mucilagem, pigmentos flavonóicos, acido tartárico, málico, cítrico e hibístico, fitosteróis, como o sitosterol, campestrol, ergosterol, estigmasterol, ele traz vastos benefícios à saúde do organismo.

Este chá atua também como antioxidante, adia o envelhecimento da pele, além de ser abundante em cálcio.

Propriedades:

Possui grande quantidade de antioxidantes, principalmente antocianinas, que ajudam a combater a degeneração e degradação da pele e tecidos, mantendo o corpo jovem e saudável. É antiparasitária. É um ótimo tônico cardiaco. É anti-hipertensivo, analgésico, anti-inflamatorio e antipirético, adstringente, antisséptico, cicatrizante, antimicrobiana, digestivo, depurativo e estomáquico. Possui efeitos afridisiacos. É ótimo para a digestão e para os rins. Excelente nas dietas de redução de peso. Com um efeito laxante suave, ajuda a descongestionar intestinos e eliminar toxinas. Ajuda a reduzir a hipertensão arterial. É diurético. Ajuda a reduzir o colesterol ruim e diminui os triglicerídeos. Ajuda na redução de radicais livres.

[www.plantas-medicinales/flor-de-jamaica-propiedades-y-usos/]

Como preparar:

Levar ao fogo 1 litro de água. Quando as primeiras bolhas começarem a aparecer, acrescentar 2 colheres de sopa do hibisco seco. Desligar o fogo e deixar tampado por 5 minutos (10 minutos, no máximo). Coar. Não reaquecer para que as propriedaes não sejam perdidas.

"O chá de hibisco não é amargo. Tem sabor suave de framboesa – dá até para sentir aquele azedinho da fruta – As diferentes partes da planta têm várias utilidades. As folhas são ricas em vitaminas A e B1, sais minerais e aminoácidos. Quando ainda estão bem jovens e tenras, as folhas podem ser consumidas em saladas cruas; depois, um pouco mais velhas podem ser refogadas ou se tornar um ótimo ingrediente para o preparo de cozidos, sopas, feijão e arroz. O cálice vermelho tem um sabor azedinho e contém ácidos cítricos, hibístico, málico e tartárico. O cálice pode ser usado na fabricação de geléias, doces, picles, vinho, vinagre, sucos e também no preparo de um excelente chá. Para o preparo do suco são utilizados os cálices crus ou cozidos, que são triturados no liquidificador com água, depois é só coar e adoçar a gosto. O cálice triturado é aproveitado para o preparo de geléia ou doce. Já o chá é obtido a partir do cálice seco à sombra. As sementes possuem 17% de óleo e 25% de proteína. Além de proporcionar vários efeitos positivos no organismo: estimula a queima de gordura corporal, facilita a digestão, regulariza o intestino e combate a retenção de líquido. Ou seja, é um aliado e tanto na perda de peso."

(http://emporioalecrim.blogspot.com/2011/07/beneficios-e-usos-hibiscus-sabdariffa.html)

[Fotos retiradas da internet]

Fonte:
http://www.phar-mecum.com.br/atual_jornal.cfm?jor_id=6148
http://www.flordoshibiscus.com.br/pt/
http://www.infoescola.com/medicina-alternativa/cha-de-hibiscus/

Um comentário: