terça-feira, 7 de junho de 2011

GERGELIM, rica fonte de cálcio

As sementes de gergelim são ricas em minerais, fibras e vitaminas, segundo estudos. Ajudam a prevenir câncer e doenças cardiovasculares.


PROPRIEDADES


  • Elas contêm ômega 3, 6 e 9, que reduzem o nível de colesterol no sangue.

  • Predomina a vitamina B1, que intervem no crescimento e na produção de energías.Vitamina E, um poderoso antioxidante.

  • Riquíssimas em cálcio, aconselha-se consumi-las na gravidez e na menopausa, principalmente, e para neutralizar doenças relacionadas com os ossos.

  • Colabora contra a rigidez das articulações.

  • É recomendada em perúodos de anemia pelo seu teor de ferro.

  • Previne a infertilidade masculina por seu teor de zinco.

  • Supera a soja em matéria de leticina, que reduz e controla os níveis de colesterol.

  • O gergelim é rico em sódio, pótássio, fósforo, magnésio, cobre e cromo.

  • Contribui com grande quantidade de fibras, convertendo-se num alimento altamente indicado para regular as funções intestinais.

  • Atua na medula, fortalecendo-a.

É um alimento de com grandes qualidades, alcalinizante do sangue, energético, mineralizante, reconstituidor muscular e nervoso, potencializador da memória e das faculdades intelectuais, protetor circulatório e laxante. Indicado nos estados carenciais como a osteoporose, debilidade óssea, perda de cabelo, cáries, encolhimento das gengivas e debilidade pulmonar.

O gergelim é útil em problemas nervosos como esgotamento, estresse, perda de memória, depressão, irritabilidade e insônia. Também ajuda a suportar exigências físicas como práticas esportivas, gravidez, lactância ou períodos de convalescença. Possui características afrodisíacas pois ajuda a manter a capacidade sexual. É um magnífico complemento nutritivo em problemas circulatórios. A sua capacidade de diminuir o colesterol no sangue, previne enfarte do miocárdio e da trombose arterial. Também é útil em casos de hemorróidas e irregularidades menstruais.

Na medicina chinesa, o gergelim preto é conhecido como um importante estimulante dos rins por apresentar propriedades diuréticas. Também é rico em hormônios femininos.
O óleo de gergelim é excelente para massagens. Na cosmética, previne a formação de rugas, é usado como protetor solar e regenera estrias da gravidez.


COMO CONSUMIR

A melhor forma de consumir o gergelim é na forma integral, 1 colher de sopa por dia.

RECEITA TAHINE
6 colheres de gergelim integral


água filtrada, q/n

suco de limão (a gosto) q/n

pimenta síria

sal

Em uma frigideira, torre as sementes em fogo baixo e sem óleo. Triture as sementes num processador ou num mixer, até obter uma pasta (com consistência de manteiga). Coloque os líquidos e os condimentos aos poucos, sempre mexendo, até que fique na consistência desejada. Guardar na geladeira por 3 dias.

Alguns sites de culinária sugerem colocar mel no lugar de sal.

O arroz fica ótimo com sementes de gergelim. Depois de pronto, basta misturar o arroz e as sementes delicadamente.

Podemos incorporar as sementes de gergelim em saladas, macarrão, peixes etc.

Fontes de consulta:
www.enbuenasmanos.com
htt://salvenamiel.blogspot.com
www.prama.com.ar

Nenhum comentário:

Postar um comentário