Uma vez, uma amiga minha, a Fatita, me deu uma batata de presente. Sim, uma batata. Embora pareça algo bastante incomum, o presente foi uma das coisas mais exóticas que já experimentei na vida. Trata-se do ‘El Yacón’, uma raiz andina cultivada na encosta dos andes. É deliciosa, docinha, crocante e é consumida crua para aproveitar ao máximo suas propriedades, uma beleza! E para a minha surpresa, na América Latina, o Brasil lidera o cultivo desse tubérculo!
Mas vamos ao que eu consegui no site da Universidad Nacional Agraria La Molina , Peru [Programa de Investigación y Proyección Social en Raíces y Tuberosas]
A batata yacon (Smallanthus sonchifolius) contém um elevado teor de água, poucas calorias e, diferente de outros tubérculos que armazenam seus carboidratos em forma de amido, a Yacon os conserva em forma de frutooligossacarideos (FOS), do tipo insulina, que são metabolizados pelo organismo humano e, por isso, ela não contribui com calorias. Por tanto, é uma magnifica alternativa para os diabéticos e pessoas que querem perder peso.
Na lingua quechua, “yakku” significa aguado e no Brasil é conhecida como ‘a batata dos diabéticos’, já que pacientes afirmam que seus altos niveis de glicose diminuiram depois do consumo regular do chá das folhas secas de Yacon. Hoje, estudos já comprovaram que seu açúcar é fácilmente assimilado pelo corpo, ajuda a manter os níveis de açúcar no sangue, possui propriedades antidiabéticas, proporciona alivio a problemas gastrointestinais e renais e rejuvenesce a pele.
É um alimento dietético e diabético, segundo especialista do Peru.
Aqui no Rio eu encontro batata Yacon no Hortifruti. Aproveitem!
Nenhum comentário:
Postar um comentário