terça-feira, 9 de julho de 2013

GHEE, o ouro líquido


 
Conhecido como uma doação maravilhosa da natureza, o Ghee é um alimento muito sagrado para os indianos. Ele é o óleo purificado da manteiga, onde toda a água, os elementos sólidos e toxinas da gordura do leite e lactose são completamente removidos quando preparado através do método de aquecimento.  
A manteiga não é só gordura. Ela é composta por água, açúcares, gorduras e proteínas. Durante o processo de fervura, a lactose, as proteínas coaguladas e outros sólidos do leite são removidos, restando apenas um óleo puro, podendo até ser consumido por pessoas alérgicas à proteína do leite ou intolerantes à lactose. Porém, a gordura saturada original da manteiga permanece inalterada.

 
PROPRIEDADES

O Ghee é rico em beta-caroteno,vitamina A, D, E e K. Nenhum óleo além do ghee contém vitamina A (a vitamina A ajuda a manter uma boa visão e deixa a parte branca dos olhos umedecida). Contém também de 4 a 5 % de ácido linoleico, que auxilia no crescimento e desenvolvimento apropriado do corpo. O ácido linoleico é uma gordura essencial que normalmente falta na dieta vegetariana. Não contém lactose ou colesterol oxidado, não contém caseína, o que o torna similar aos muitos óleos vegetais e de oleaginosas. Ele é nutritivo (calórico), antioxidante (rejuvenescedor), elimina toxinas, é tônico cerebral, melhora  o metabolismo, é levemente laxativo, emoliente e antiácido, porém, contra-indicado em caso de colesterol elevado e distúrbios hepáticos.

 
INDICAÇÔES:

Transtornos digestivos elevados como gastrite e úlceras.

Elimina o excesso de bílis.

Prisão de ventre.

Proporciona energia ao corpo.

Aumenta a capacidade digestiva, favorecendo a absorção e a assimilação dos alimentos.

Favorece e potencializa a memória, a inteligência e a percepção. É considerado um ótimo alimento para a medula óssea e o sistema nervoso e muito útil para problemas de infertilidade, baixa imunidade e problemas como epilepsia e perda de memória.

É útil durante o processo de desintoxicação para a anemia.

Fortalece o fígado, os rins e o cérebro.

Retarda o envelhecimento dos tecidos, considerado um antioxidante natural.

Lubrifica todas as articulações.

Para eczemas, erupções cutâneas, alergias da pele, queimaduras.

Para irritação da vista, vista cansada.

É considerado um alimento rejuvenescedor e regenerador, um tonificante que aumenta a força e a expectativa de vida.
É utilizado em técnicas de massagens, pois nutre tecidos profundos, sendo muito bom para peles secas e para prevenir rugas.
 
É lubrificante, aumentando a flexibilidade.

Alimentos preparados com Ghee são saborosos e nutritivos.

ADMINISTRAÇÃO:

Para prisão de ventre, adicionar uma colher de café de ghee em um copo com leite morno. Beber antes de dormir.

Quando utilizado para fritar, deve-se usar temperatura média-baixa. Pode ser reutilizado várias vezes, basta filtrá-lo após uso.

Pode ser usado para saltear e refogar alimentos.

Para usá-lo como azeite em saladas e estiver sólido, derreta o que for utilizar num pirex em banho-maria, nunca diretamente no fogo.

Pode ser usado como creme hidratante facial e corporal.

Para tratar de problemas de vista cansada, irritação ou melhorar a visão, basta aplicar um pouco de ghee sobre as lacrimais.

 
COMO PREPARAR
 


Aqueça manteiga sem sal numa panela inox ou de vidro em fogo bem baixo ou em banho-maria, isso para não queimar as partes sólidas.



O óleo, a água e os sólidos vão se separar em três camadas: uma espuma de caseína em cima, um óleo amarelo transparente no meio, e uma suspensão aquosa de sólidos de leite no fundo. 



Com uma escumadeira ou com uma colher, retire cuidadosamente a espuma branca que irá se formando.O ponto é quando, ao observar as pequenas bolhas resultantes do aquecimento, não haja mais formação de espuma branca. Neste momento a manteiga estará transparente.



Espere o óleo amarelo esfriar e coe em coador de pano (os que são usados para coar café). Este processo facilita a retirada da camada aquosa que fica no fundo e que contém a lactose. Depois, é só guardar em recipientes de vidro.


 
 
O ghee se conserva por muito mais tempo do que a manteiga comum, porque as bactérias podem atacar as proteínas, mas não o óleo puro.

O processo de clarificação da manteiga dura em torno de 1 a 2 horas, dependendo da quantidade usada.

O ghee não é suscetível a oxigenação, a sua duração é prolongada e não precisa de refrigeração. Quanto mais envelhecido, ocorre o aumento de suas propriedades e qualidades.

 
Fonte:

2 comentários: