terça-feira, 6 de dezembro de 2011

CHOCOLATE





Tentação...

Altamente calórico, mas pode ser consumido com moderação por pessoas saudáveis. Nutritivo, contém vitaminas e sais minerais, além de alto teor de flavonóides -antioxidantes que podem ajudar a reduzir os riscos de doenças cardiovasculares - e de substâncias precursoras da serotonina - responsável pela sensação de prazer e bem-estar.

O Chocolate faz bem para a saúde. Alguns estudos, não conclusivos, dizem que os antioxidantes presentes no chocolate amargo combatem os radicais livres, retardando, assim, o envelhecimento, e ajudam a diminuir os níveis de LDL (o mau colesterol) no sangue. Ele contém vitaminas - A, B, C, D e E - e sais minerais, como o ferro e o fósforo. Por ser altamente calórico, deve ser consumido com moderação inclusive por pessoas saudáveis. O chocolate ao leite e o branco são os menos recomendados, devido às gorduras saturadas presentes no leite.

A quantidade recomendada por dia, para quem não resiste, pela Organização Mundial de Saúde, é não ultrapassar o limite diário de até 50 gramas, em função dos altos teores de açúcar e gordura. O chocolate amargo e o ao leite têm praticamente as mesmas calorias.

O chocolate “diet”, como não tem açúcar na composição, o teor de gordura precisa ser maior, para garantir a mesma consistência. Em alguns casos, ele chega a ser mais calórico que o chocolate comum, por isso é indicado apenas para diabéticos, não para pessoas com restrição calórica. Já os "light" têm menos gordura e, por isso, menos calorias.

O chocolate deve ser desestimulado em qualquer idade, devido ao alto teor de açúcar e gordura. Quanto mais cedo a criança começar a comer chocolate, pior. No primeiro ano de vida, as chances de intolerância à lactose (açúcar encontrado no leite animal) são maiores.

Nenhum estudo científico comprova a relação entre o consumo de chocolate e o surgimento de espinhas. Já os efeitos de cosméticos e tratamentos para a pele à base de chocolate, disponíveis desde a Antigüidade, são duvidosos. O óleo do cacau hidrata a pele apenas superficialmente, podendo ser usado em peles ressecadas ou envelhecidas, embora existam produtos mais eficazes.

O Chocolate pode causar dependência. Ele contém três substâncias que podem provocá-la: a teobromina, a cafeína e a feniletiamina. Para ser caracterizada como dependente, a pessoa precisa consumir chocolate para se sentir bem ou ter sintomas depressivos quando fica muito tempo sem comê-lo. Geralmente, o problema afeta os indivíduos angustiados e os ansiosos.

As pessoas com intolerância ao glúten devem consultar as informações no rótulo do produto para se certificar que o recheio ou os outros ingredientes são livres da substância. Chocolate puro não contém glúten.

O chocolate contém substâncias que estimulam a produção de serotonina, um neurotransmissor que ajuda a combater a depressão e a ansiedade, além de estimular os centros de prazer e de bem-estar. A crença popular diz que ele é afrodisíaco, o que se sabe é que ele estabiliza neurotransmissores relacionados a sensações prazerosas, como a dopamina e a serotonina, e favorece a liberação de endorfinas e encefalinas que produzem o prazer.

DO QUE É FEITO O CHOCOLATE
Amargo: massa de cacau (resultado da trituração das favas), manteiga de cacau, açúcar e lecitina de soja (estabilizante usado para tornar a mistura homogênea)
Ao leite: adiciona-se leite em pó à massa de cacau, à manteiga de cacau, ao açúcar e à lecitina de soja
Branco: manteiga de cacau, açúcar, lecitina de soja e leite em pó


OS MAIS CALÓRICOS
(calorias/100 gramas)
Chocolate crocante 553
Chocolate branco 550
Chocolate ao leite 540
Chocolate amargo 537
Fonte: RGNutri (consultoria nutricional)

Fonte:

http://blogdefarmacia.com/beneficios-del-chocolate-para-la-salud/
Folha de S.Paulo 13/04/2006 - 09h46, POR Rachel Botelho
cnn.com

O CHOCOLATE E A PELE


Segundo pesquisas, o chocolate melhora a circulação e ajuda a ter uma pele mais elástica.
Para isso basta usar chocolate 100% puro ou cacau puro em pó.


Máscara 1:
• Meia barra de chocolate puro, cuanto mais amargo e maior porcentagem de cacau tiver, melhor.
• Uma colher de óleo de amêndoas ou azeite de oliva.
Derreter o chocolate e o azeite em banho maria ou no micoondas. Deixar esfria para passar no rosto. Aplicar no rosto limpo e deixar por 20 min. Retirar com água morna. O resultado é uma pele syuave e hidratada.

Máscara 2:
• Clara batida em neve e cacau em pó.
Misturar a clara batida em neve com o cacau em pó até formar uma “mousse”. Aplicar no rosto limpo e deixar por 15 minutos. Retirar com água fria.
Esta máscara rende bastante, por isso eu uso ¼ de clara.

RECEITA


Chocolate de xícara (Espanha)
É uma bebida típica espanhola e é servida com churros.

Ingredientes:
•100 g. de creme de leite
•1 l de leite
•100 g de azúcar (é melhor usar o demerara)
•1 g de canela molida
•½ g de sal
•40 g de maizena
•550 g de chocolate amargo em barra

Como fazer:

Misturar a maizena con metade do leite. Depois acrescentar o resto de leite, o creme de leite, o sal e a canela moída. Levar ao fogo até ferver. Desliga-se o fogo. Acrescentar o chocolate picado, misturar e ferver novamente.

Churros


Quantidade iguais de farinha e água, e sal a gosto.


Ferver a água com o sal, incorporar a farinha e mexer bem. Levar a mistura a fogo médio mexendo até que desgrude das laterais da panela. Desligar o fogo e deixar esfriar um pouco. colocar em saco de confeiteiro com bico para churro. Firtar. É importante que fiquem bolhas no saco de confeiteiro, pois os churro vão esplodir e respingar óleo quente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário