quinta-feira, 3 de novembro de 2011

O poder do ALHO


Uma vez ganhei um pequeno manual de tratamentos naturais. Entre vários alimentos, o alho tinha um lugar de destaque. Perdi o manual, não lembro o autor, mas foi suficiente para me convencer do seu poder. Consumo alho cru há 20 anos, vejam a razão.


Efeitos Benéficos
Ele é considerado energizante, regenerativo, antigripal, preventivo de problemas cardíacos e circulatórios, um antibiótico natural. Pesquisas recentes revelam até que o alho estimula bom humor. E há quem garanta, inclusive, que é afrodisíaco. Possui um ótimo valor nutricional pois é rico em vitaminas (A1, B2, B6, C), aminoácidos, adenosina, sais minerais (ferro, silício, iodo) e enzimas e compostos biologicamente ativos, como a alicina.

O alho previne doenças coronárias e circulatórias, infartos, reduz a coagulação do sangue, reduz a pressão sangüínea, combate infecções bacterianas, viróticas e fúngicas, inclusive infecções de pele, diminui o risco de câncer do estômago, gástrico e outros, reduz os níveis de açucar e glicose, ajudando no tratamento da diabetes, previne doenças ateroscleróticas. Sua ação no aparelho circulatório é auxiliar na prevenção de eventuais tromboses em vasos arteriais importantes, que irrigam coração, pulmão e cérebro.



Uma vez que o alho fortalece as paredes das capilares e artérias, melhorando a circulação sanguínea, este movimento de dentro-para-fora, manifesta-se através de uma pele luminosa, com mais tônus e elasticidade. Toda a área periférica da pele passa a ser melhor irrigada e, portanto, ganha um aspecto mais saudável e bonito.


O alho é indicado nas afecções catarrais agudas e crônicas, como as bronquites que dificultam a respiração, tuberculose, pneumonia e asma. É empregado também com bons resultados como antisséptico, depurativo do sangue, diurético, emoliente e no combate à febre. É usado ainda em casos de ácido úrico, cálculos, diabetes, enfermidades do fígado, dos rins e da bexiga, esgotamento, insônia, picaduras de insetos, reumatismo e úlceras. Externamente, usa-se o alho contra calos, verrugas, sarna e manchas da pele. Como ativa a circulação sanguínea, é ótimo para varizes, cabelo, unhas pele e até impoptência.



ALICINA
A alicina (di-propenyl tiosulfinato), responsável pela maioria das propriedades farmacológicas da planta, só aparece de fato quando o alho é mastigado ou cortado, rompendo-se as células do bulbo. E é também a alicina a responsável pelo forte odor característico da planta.
Experiências comprovam que a alicina é um antimicrobiano poderoso. Atua na morte de bactérias gram-negativas, causadoras de infecções e furunculoses. Funciona também como agente antiviral, combatendo, entre outros o vírus da gripe.

DIALIL DISSULFETO
Tem a capacidade de reduzir a "captação" dos lipídios pelas células do tecido que reveste a parte interna dos vasos. Dessa forma, diminui a formação de ateromas, placas endurecidas formadas principalmente por gorduras, que obstruem os vasos sanguíneos. Previnem-se assim os problemas cardíacos e circulatórios, provocados pelo excesso de colesterol.
Outra virtude também atribuída ao dialil dissulfeto é a de ser um agente antitumoral.


POLISSULFETO DE ALILA (di e trissulfeto)
Trabalhando em dobradinha com o dialil dissulfeto no combate aos males do coração, esta substância aumenta a elasticidade dos vasos sanguíneos e relaxa as fibras musculares, provocando vasodilatação. Por isso, o alho é indicado para prevenir a hipertensão, além de ajudar a combater a arteriosclerose (o endurecimento das artérias).

TRISSULFETO DE METIL ALILA
Inibe uma enzima que atua na agregação das plaquetas do sangue, uma das principais causas da trombose, a obstrução dos vasos sanguíneos. Em conjunto, trabalha também o ajoeno, substância presente no óleo essencial do alho, que funciona como anticoagulante.

Minerais Preciosos
O alho contém ainda dois minerais preciosos, o germânio e o selênio, indispensáveis à boa saúde. O selênio funciona como um excelente antioxidante, ligando-se aos radicais livres. O germânio, além de agir contra os radicais livres, atua como um condutor de oxigênio, rejuvenescendo e revitalizando as células.



CONSUMO
Recomenda-se consumir de 2 a 3 dentes de alho por dia. Descasca-se o dente, corta-se ao meio e, o ideal, é consimí-lo com água como um comprimido (ou seja, não mastigar). Desta forma evita-se o odor desagradável na boca.



TRATAMENTOS
1. Uma receita caseira que ajuda a dilatar as vias aéreas superiores e permite respirar melhor: coloque 3 dentes de alho numa xícara de chá fervendo e faça inalação. É ótimo também para aliviar dores de garganta, faringites e amigdalites.
2. Para acabar com a gripe, pegue um dente de alho e corte em quatro pedaços. Deixe tudo em um copo com água, em maceração, à noite, por 12 horas. Pela manhã, em jejum, tome a mistura. Repita por 2 ou 3 dias e terá alivio rápido da doença.
3. Ótimo também para diminuir o colesterol é tomar um chá feito com um dente de alho fervido em um copo de água.
4. Como antibiótico, pode ser consumido por 21 dias. Parar por 3 meses e repetir o tratamento.



CUIDADOS
Apesar de todas essas qualidades, o alho deve ser consumido em quantidades moderadas. Por comer componentes sulfurados, pode irritar o estômago dos mais sensíveis e propensos a gastrites e úlceras. Também as pessoas alérgicas ao cheiro - são raros, mas existem - devem evita-lo, já que o uso costuma causar mal-estar, dor de cabeça, enjôo e ânsia de vômito. Às crianças muito pequenas e às mamães que amamentam, os médicos também recomendam que consumam alho cozido e, mesmo assim, em quantidades pequenas.
Não devem fazer uso do alho as pessoas com hipotensão arterial, pois este abaixa mais ainda a pressão. Em doses muito elevadas, o alho produz dor de cabeça, dor no estômago, nos rins, cólicas, vômitos, diarréia e tontura.

Dicas culinárias
Ao refogar o alho em óleo ou azeite de oliva não doure muito, para evitar que fique amargo. Se desejar um sabor mais suave na preparação, frite o dente inteiro em óleo quente e, em seguida, retire o alho e despreze-o. Para dar um sabor mais suave nas preparações que irão ao forno, corte um dente de alho ao meio e esfregue na parte interna da assadeira. A quantidade de alho a ser adicionada na preparação deve ser 0,5% do peso do alimento a ser elaborado. Assim, um pedaço de carne de 2 kg deve ser temperado com 10 g de alho (cerca de 2 dentes grandes). Devido ao seu sabor marcante é recomendado usar o alho somente numa das preparações de uma refeição, a não ser que seja adicionado em pequenas quantidades.

3 comentários:

  1. Excelente, após o uso de três dentes de alho por dia, minha saúde melhorou 90%. Até a queda de cabelo parou, a pressão normalizou o que antes nem com medicamentos baixava. Vou comer alho sempre...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom Claudia! Eu consumo alhos há 26 anos e nunca mais fiquei doente. Um beijo!

      Excluir
  2. Excelente, após o uso de três dentes de alho por dia, minha saúde melhorou 90%. Até a queda de cabelo parou, a pressão normalizou o que antes nem com medicamentos baixava. Vou comer alho sempre...

    ResponderExcluir