domingo, 30 de outubro de 2011

MEL E CANELA: Que tal experimentar?


 
Apesar de ser doce, a ciência demonstrou que, tomado em doses normais, como medicamento, o mel não faz mal aos diabéticos. A revista “Weekly World New” do Canadá, na sua edição de 17 de Janeiro de 1995, publicou uma lista das doenças que são curadas pelo mel misturado com canela.
O mel aumenta a imunidade se for consumido todos os dias. A canela pode ajudar com o açúcar no sangue e problemas de coagulação, diminui mal-estar estomacal e reduz dor das artrites. Também é uma boa fonte de manganês, de ferro e cálcio.
 
DOENÇAS DO CORAÇÃO: Faça uma pasta de mel com canela. Coloque no pão e coma-o regularmente no café da manhã no lugar de manteiga e geléia. Reduz o colesterol nas artérias e previne problemas no coração. Também previne novos enfartos nas pessoas que já tiveram um antes. O uso regular deste processo diminui a falta de ar e fortalece as batidas do coração. Nos Estados Unidos e Canadá, se utiliza esta pasta continuamente nos asilos, descobriu-se que o mel com canela revitaliza as artérias e veias dos pacientes idosos e as limpa.
 
PICADAS DE INSETOS: Misture uma colherzinha de mel, duas colherzinhas de água morna e uma colherzinha de canela em pó. Faça uma pasta com os ingredientes e esfregue-a suavemente sobre a picada. A dor e a coceira irão desaparecer em um ou dois minutos.
 
ARTRITE: Misturar uma xícara de água quente com duas colheradas de mel e uma colherzinha de canela em pó. Beber uma de manhã e uma de noite. Se tomar com freqüência pode até curar a artrite crônica. Numa pesquisa feita na Universidade de Kopenhagen os médicos deram aos seus pacientes diariamente, antes do café da manhã, uma colherada de mel e 1/2 de canela em pó. Em uma semana, de 200 pacientes que seguiram o tratamento, 75 deixaram de ter dor inteiramente. Um mês depois todos os pacientes estavam livres da dor, mesmo aqueles que quase não conseguiam já caminhar.
 
PERDA DE CABELO: Os que sofrem de calvície ou estão perdendo o cabelo, podem aplicar uma pasta de azeite de oliva o mais quente que resistir, uma colherada de mel e uma colherzinha de canela em pó no couro cabeludo. Deixar por 15 minutos antes de lavar. Foi comprovado que é eficiente mesmo quem deixar a pasta na sua cabeça somente 5 minutos. [o calor da pasta faz a circulação aumentar no couro cabeludo, o que faz o cabelo crescer]
 
INFECÇÕES DE RINS: Um copo de água morna misturada com duas colheradas de canela em pó e uma colherada de mel. A mistura mata os germes que produzem infecção nos rins. Tomar de manhã e de tarde até que a infecção acabe.
 
DOR DE DENTES: Fazer uma pasta com uma colherzinha de canela e cinco colherzinhas de mel e aplicar no dente que está doendo, repita pelo menos 3 vezes ao dia.

COLESTEROL: Duas colheradas de mel com três colherzinhas de canela misturados em meio litro de água. Deve tomar-se 3 vezes ao dia, isto reduz o colesterol em 10% em 2 horas. Tomado diariamente elimina o colesterol completamente.
 
VELHICE: Também evita os estragos da idade quando se toma regularmente. Misture 4 colheradas de mel, uma colherada de canela e três xícaras de água. Ferva estes ingredientes e beba 1/4 de xícara, três ou quatro vezes ao dia. Mantém a pele fresca e suave, e diminui os sintomas da idade avançada.
 
PERDA DE PESO: Diariamente, meia hora antes do café da manhã e meia hora antes de deitar. Beba mel com canela fervido numa xícara de água. Se beber todo dia reduz o peso até de pessoas muito obesas.
 
DOR DE GARGANTA: Tome de quatro em quatro horas uma colherada de mel misturada com meia colher de Vinagre de Sidra.

CONSTIPAÇÕES: Para curar completamente sinusites, tose crônica e resfriados comuns ou severos, misturar uma colherada de mel morna com 1/4 colherada de canela em pó e tomar com freqüência. A mistura de mel com canela também alivia os gases no estômago, fortalece o sistema imunilógico e alivia a indigestão.
 
 

sábado, 29 de outubro de 2011

Bolo de chocolate, amêndoas e castanha-do-pará

Esta receita foi criada por mim. O bolo fica macio com os sabores bem harmonizados. Com chantilly, sorvete de creme ou nata e frutas vermelhas o bolo vai ficar perfeito.

Ingredientes

* 1 colher de sopa de manteiga
* 1 xícara de açúcar demerara
* 4 ovos
* 1 ½ xícara de farinha de amêndoas
* ½ xícara de farinha de castanhas-do-pará
* 100g de creme de leite
* 2 colheres de sopa de cacau puro em pó
* 1 colher de sopa de fermento pó

Preparo
Misture o açúcar com a manteiga. Reserve.
Em outra tijela, bata os ovos para misturar as claras com as gemas. Incorpore ao açúcar com manteiga.
Acrescente as farinhas e misturer. Reserve.
Em outra tijela, misture bem o creme de leite e o cacau em pó. Incorpore à mistura anterior e misture bem.
Incorpore o fermento e misture.


Assar em fôrma de 22 cm de diâmetro, untada e enfarinhada, por 40 minutos em forno médio.

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

BIOMASSA DE BANANA VERDE




A autora da descoberta é a Dona Heloísa de Freitas Valle, ex-bananicultora do Vale do Ribeira. Por meio de um processo de extração da polpa da banana verde (muito simples, abaixo a receita) – o que ela chamou de BIOMASSA – é possível fazer brigadeiro, quindim, pães, bolos, molhos, geléias, kibe, maionese, macarrão...

Vejamos o que os especialistas dizem:

“De acordo com a nutricionista Paulinne Almeida, a banana verde estimula o crescimento e ativa o metabolismo de um grupo de bactérias que beneficiam o nosso trato intestinal. Além disso, carrega o amido resistente que chega intacto ao intestino fermenta e alimenta as bactérias benéficas que protegem nosso organismo de bactérias oportunistas e de toxinas. Com menos toxinas no organismo é facilitada a absorção de cálcio, magnésio e zinco. Isso ajuda a regular o sistema endócrino e mantém o metabolismo ativo, ou seja, ajudam a manter ou atingir o peso saudável em crianças e adultos além de atuarem na prevenção de quadros como diarréia e constipação, no desenvolvimento de câncer de intestino, na redução do colesterol e no controle da concentração de glicose no sangue. No entanto, a banana verde deve ser consumida cozida na forma de purê (Biomassa).”
[Fonte: http://www.bnb.df.gov.br/index.php]



“A banana verde é considerada um alimento de baixo índice glicêmico, ou seja, a glicose proveniente de sua digestão é liberada no sangue de forma gradativa e lenta, o que aumenta a saciedade (modula o apetite) e ajuda a manter os níveis de glicose no sangue controlados e reduz a liberação de insulina, contribuindo assim para a prevenção e controle do diabetes e ganho de peso. Os celíacos (portadores de Doença Celíaca), os quais têm alergia ao glúten, também podem ser beneficiados com o uso da banana verde.”
[Fonte: http://www.bancodesaude.com.br]


Biomassa de banana verde (Polpa)



INFORMAÇÕES NUTRICIONAIS
Porção de 100g (1/2 copo)

Quantidade por porção g %VD(*)
Valor Energético (kcal) 91 4,55
Carboidratos 21,4 7,13
Proteínas 1,2 1,60
Gorduras Totais 0 0,00
Gorduras Saturadas 0 0,00
Gorduras Trans 0g **
Fibra Alimentar total 7,8 31,20
Fibra Alimentar 3,22 12,88
Amido resistente 4,31 17,24
Frutooligossacarídeos 0,24 0,96
Cinzas 0,7 –
Cálcio (mg) 2,9 0,00
Cobre (mg) 0,08 0,00
Ferro (mg) 1,2 9,00
Fósforo (mg) 18,7 3,00
Magnésio (mg) 19,6 8,00
Manganês (mg) 0,47 20,00
Potássio (mg) 236 11,80
Sódio (mg) 0,3 0,00
Zinco (mg) 0,122 2,00

Modo de fazer
1. Escolha bananas verdes de qualquer tipo colhidas na hora ou compradas na feira (as bananas não podem estar climatizadas) – eu comprei a banana prata, mas ela exige mais tempo de cocção por ser mais dura. A melhor é a banana nanica.
2. Lave as bananas (com a casca) – eu lavei com sabão de coco.
3. Coloque as bananas numa panela de pressão (não retire a casca) e cubra com água. Cozinhe por 15 minutos – alguns sites recomendam cozinhar por 20 minutos.
4. Prepare a biomassa colocando as bananas ainda mornas (mais pra quente) num processador. Se as bananas estiverem um pouquinho duras, vá acrescentando água ou leite quentes até atingir o ponto de purê.
5. Guarde na geladeira por 4 dias – alguns sites afirmam que a biomassa pode ser guardada por 7 dias na geladeira.
Tomando todos os dias 2 colheres pela manhã e 2 na hora de ir dormir vai ajudar na prevenção e tratamento de vários problemas intestinais e ajuda perder peso. Pode comer a pasta pura ou fazer sucos.

DICAS1. Para facilitar a preparação das receitas, a polpa de banana verde pode ser embrulhada e congelada após o resfriamento. No freezer, ela dura cerca de seis meses.
No preparo com polpa congelada é preciso retirá-la do freezer com antecedência, descongelando-a.
2. Nunca utilize a mesma água em que a casca foi cozida para misturar à polpa, pois nela encontra-se tanino, substância que deixa a massa escura.
3. Trabalhe sempre com a polpa em temperatura quente e nunca a deixe muito espessa, mesmo para preparar molhos, sopas e caldas. Isso porque quando esfria, a biomassa endurece rapidamente.


Eu preparei a biomassa e ficou assim:

Estou consumindo o purê com mel.


terça-feira, 25 de outubro de 2011

Arroz que cura

Rico em nutrientes, de fácil cocção e excelente acompanhamento de outros alimentos, é encontrado em quase todas as partes do planeta.
Na medicina chinesa é empregado para tratar problemas do sistema nervso como a depressão.
O corpo digere e absorve os carbiodratos do arroz com relativa rapidez e por isso é um elimento útil para recarregar os músculos depois de uma atividade física.

O arroz integral possui os grãos intactos, e com sua película e gérmen preservados há maior concentração de nutrintes.
Rico em magnésio, é eficaz para o tonus muscular e para a síntese de proteínas.
Também rico em Vitaminas do complexo B, pode ajudar a manter o bom estado do sistema nervoso, melhora a contração muscular e transforma o açúcar do sangue em energía celular.
É isento de glúten, portanto, celíacos podem consumir.
Melhora o metabolismo da glicose nos diabéticos.
Contém potássio, necessário para reduzir a pressão arterial.
Contém silício, que ajuda na produção de colágeno e elastina, colabora para a hidratação da derme e combate a queda de cabelo.
Outra propriedade do arroz é a sua capacidade de reduzir o colesterol. Segundo estudos, o farelo de arroz integral reduz significativamente os níveis de colesterol. Comprovou-se também que o farelo é rico em fibras, as quais podem ajudar a solucionar problemas de prisão de ventre e câncer de cólon.

Consumo sugerido: 4 colheres de sopa por dia.

ALGUNS TIPOS

Arroz Polido o Agulha: É o arroz branco ou tradicional. No seu processo de fabricação tem a sua casca retirada, por isso é pobre em nutrientes.

Arroz Silvestre ou Selvagem: Difícil de conseguir. É produzido nos EUA e Canadá. Este grão é pobre em gorduras e rico em proteínas, contém lisina, potássio, fósforo, vitaminas e fibras.

Arroz Patna: É uma variedade de arroz indiano.

Arroz Arbóreo:Este arroz concentra bastante amido. Possui o mesmo valor do arroz branco por não possuir casca. Ideal para preparar risotos pela sua consistência cremosa.

Arroz Parboilizado: Rico em vitaminas do complexo B.

Arroz Dourado: É um arroz modificado geneticamente para acumular em seu embrião betacaroteno.

Arroz Integral: Arroz rico em substâncias nutritivas (vitamina A, B1, B2, B6, B12, minerais e fibras). Deve ficar de molho antes da cocção.

Arroz Cateto ou Japonês: Possui grande quantidade de amido. Existe a versão integral rica em vitaminas do complexo B e minerais.

Arroz Basmati ou Indiano: Possui um aroma de nozes.

Arroz Vermelho: É rico em monocolina, substância que auxilia na redução de LDL no sangue, ferro e zinco.

Arroz Negro: Contém mais proteínas e fibras que o arroz integral. Possui alto teor de ferro e compostos fenólicos (antioxidantes como a antocianina e a vitamina E).


Algumas dicas:
- Adicione um pouco de manteiga após o cozimento. O sabor ficará mais marcante e a textura mais cremosa.
- Para deixar o arroz mais soltinho adicione uma colher de vinagre durante o cozimento.
- Na hora de preparar risotos é fundamental fritar os grãos no óleo ou na manteiga antes de colocar os outros ingredientes. Este processo se chama "selagem" e vai deixar o prato soltinho e com a textura exata.


[Fonte: Enciclopedia Práctica de las Medicinas Alternativas / Fotos retiradas da internet]

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

FARINHA DE BERINJELA



Desesperada por eliminar os excessos de gordura abdominal, achei isso:

Perca 6 kg e 12 cm de barriga!

Farinha de berinjela enxuga a barriga e emagrece! A boa notícia é resultado de um estudo realizado pelo Instituto de Nutrição da Universidade Federal do Rio de Janeiro, sob a coordenação da nutricionista Glorimar Rosa.

Como chegaram a essa informação? Durante 60 dias, um grupo de voluntárias com idades entre 30 e 45 anos acrescentou, a uma dieta de baixas calorias, 4 colheres (sopa) de farinha de berinjela comprada pronta.

 
Os benefícios da farinha

1. Seca a barriga
A farinha associada a uma dieta pobre em calorias favorece a queima da gordura corporal, principalmente na área abdominal. Com a diminuição da gordura visceral, cai o risco de diabete tipo 2.

2. Emagrece
Segundo a nutricionista Priscila Meirelles, da empresa de podutos naturais Longevid, a niacina - vitamina presente na berinjela - atua nas reações bioquímicas responsáveis pelos processos metabólicos de emagrecimento que fazem o corpo secar.

3. Reduz os níveis de colesterol LDL
Com a aceleração do trânsito intestinal, os sais biliares (substâncias que ajudam na digestão da gordura) não são absorvidos pelo organismo. Para reconstruí-los, o corpo utiliza colesterol LDL (ruim) e reduz, assim, a sua concentração.

4. Melhora o trânsito intestinal
Como as fibras não são absorvidas pelo organismo, elas promovem o aumento do bolo fecal e regulam o intestino. No entanto, o consumo da farinha deve estar associado ao aumento da ingestão de água para equilibrar o trânsito intestinal.

5. Tira a fome
As fibras solúveis presentes na farinha de berinjela absorvem água do organismo e, no estômago, aumentam de tamanho. Conclusão: o órgão informa o cérebro que o corpo está saciado e não precisa mais se alimentar nas próximas horas.
Além de emagrecer, as farinha de berinjela é rica em vitaminas.

6. Tem ação diurética
Rica em vitaminas do complexo B, a farinha de berinjela favorece o bom funcionamento dos rins.

7. Auxilia no tratamento de artrite e reumatismo
O produto ajuda a reduzir a concentração de ácido úrico no organismo que, em excesso no sangue, se acumula em forma de cristal e provoca dores nas articulações.


A farinha de berinjela pode ser encontrada em lojas de produtos naturais ou pode ser feita em casa.

Faça a mistura em casa
Preparo
Em uma fôrma, coloque 1 kg de berinjela com casca e cortada em fatias. Em seguida, leve ao forno a uma temperatura de 200º C por cerca de 2h15 ou até o legume ficar crocante e ressecado. Agora, triture a berinjela desidratada no processador ou no liquidificador até virar pó. O produto deve ficar com aparência parecida com a da farinha de mandioca.
- Rendimento: 100 g.
- Armazenamento: guarde a farinha em um pote bem vedado, em local arejado e longe da luz. Pode ser na geladeira.
- Validade: cerca de um ano.

OBS: Antes de iniciar qualquer dieta com a farinha de berinjela, consulte um especialista.

OS PROBIÓTICOS

O termo PROBIÓTICO deriva do grego e significa "pró-vida" ou "para a vida".
A Organização Mundial de Saúde define os probióticos como micro-organismos vivos que, quando administrados em quantidades adequadas, conferem benefícios à saúde da pessoa que os consumiu.


Os alimentos probióticos são ricos em bactérias que produzem efeitos benéficos na flora intestinal. Podem ser componentes de alimentos industrializados presentes no mercado como leites fermentados e iogurtes, ou podem ser encontrados nos produtos artesanais resultantes do uso do lactobacilo búlgaro, como o da foto.

















Os beneficios dos alimentos PROBIÓTICOS são:

* Aumentam de maneira significativa o valor nutritivo e terapêutico dos alimentos, pois ocorre um aumento dos níveis de vitaminas do complexo B e aminoácidos.

* Aumentam a absorção e fixação de cálcio e ferro.

* Fortalecem o sistema imunológico através de maior produção de células protetoras, portanto na redução do risco de câncer e doenças infecciosas de repetição.

* Possuem efeito funcional benéfico no organismo, equilibrando a flora intestinal, atuando na capacidade do organismo se desintoxicar de excessos e venenos.

* Possuem uma particular importância para os indivíduos com intolerância à lactose, devido ao aumento de uma enzima que facilita a digestão da lactose.

* Combatem a prisão de ventre, combatem a doença inflamatória intestinal e colón irritável.

* Estão envolvidos com a diminuição de inflamações do trato urinário e vaginal, promovem a diminuição da incidência de cárie dental, de colesterol e triglicérides.

* Modulam a função imunológica, aliviam infecções causadas por H.pylori, diminuem a incidência de cálculos renais.


[Fonte de pesquisa: Wikipédia, Conceição Trucom, Bruna Murta - Nutricionista]

sábado, 22 de outubro de 2011

Pão integral de linhaça

Tenho uma máquina de fazer pão. Por muito tempo tive resultados malsucedidos, mas, finalmente, consegui o pão perfeito (pra mim).
A receita tirei do manual da própria máquina, porém dei meu toque pessoal. O pão fica bem úmido, aromático e gostoso. Torrado ele fica maravilhoso. Como não tem conservantes, é melhor consumi-lo logo.



RECEITA

Rende um pão de 600g

1 copo de água (240ml)

1 colh. de sopa de manteiga

1 1/2 colh. de chá de sal 2 colh. sopa de açúcar mascavo

2 copos (480ml) de farinha de trigo especial

1 copo (240ml) de farinha de trigo integral

5 colh. de sopa de linhaça triturada. (eu compro a semente e trituro no liquidificador)

2 1/2 colh. de chá de fermento biológico seco

Eu também coloco umas 3 colh. de sopa de aveia, gergelim, germen de trigo.

PREPARO

1. Adicionar todos os ingredientes na fôrma de assar na ordem acima.

2. Recolocar a fôrma na máquina.

3. Selecionar ciclo MASSA (na minha máquina é o número 8). A Massa fica um pouco seca, então eu incorporo mais água até ficar uma massa uniforme.

4. Quando esta função termina, eu tiro a massa da fôrma, retiro a espátula, sovo um pouquinho , recoloco a massa na fôrma, recoloco a fôrma na máquina e deixo descansar por 45 minutos.

5. Depois disso, pressiono o botão ASSAR (na minha máquina é o número 12) e pronto!


quinta-feira, 20 de outubro de 2011

LIMPE SEUS RINS

Recebi este email faz muito tempo. Desconheço a fonte, mas vou postar mesmo assim.

"Os anos passam e nossos rins vão filtrando nosso sangue para remover o sal e outros intoxicantes que entram no organismo.



Beba chá de salsa para que o sal e outros venenos acumulados nos rins sejam eliminados através da urina.


Há muitos anos a salsa é reconhecida como o melhor tratamento de limpeza dos rins. Ela atua como um forte antioxidante eliminando as toxinas do corpo humano, especialmente aquelas que se acumulam na bexiga e no estômago evitando a formação de pedras nos rins e tem poder diurético.

Indicação:

•Infecção da bexiga
•Pedras nos rins
•Retenção de líquido




Contra indicação: Gravidez – consulte um médico

Chá de Salsa

•4 xícaras de água mineral
•4 colheres de chá de salsa fresca picada (incluindo caules, raízes)


Preparo:

•Após ferver as 4 xícaras de água, retire a água do fogo.
•Pique (cortar finamente) as 4 colheres de chá salsa fresca.
•Despeje a salsa na água fervida e mexa.
•Deixe 20 minutos descansando
•Após os 20 minutos sirva.

O chá de salsa pode ser reaquecido (mas não ferver novamente)



Beba 1 copo todos os dias

Indica-se beber 3 xícaras de chá durante o dia em um período de 7 dias, para tratar do trato urinário ou infecção da bexiga. "

terça-feira, 18 de outubro de 2011

ALUÁ

Eu já postei algumas bebidas fermentadas no blog:
KVASS (Ucrânia)
Kombuchá (Russia)
Rejuvelac (França)
Kefir (Cáucaso)

Todas possuem baixo teor alcoóloco que provém da fermentação de suas matérias primas, o que mantêm inalterados muitos micronutrientes dos alimentos que lhes dão origem.

As bebidas fermentadas ou alimentos fermentados são ricos em vitaminas, antioxidantes, fibras e minerais, e seus beneficios para a saúde são incríveis.

No nordeste brasileiro temos uma bebida fermentada chamada ALUÁ (ou ARUÁ).

"(...) É uma bebida de origem indígena, feita com a fermentação de grãos de milho moídos. No Acre e no resto da Amazônia é comum se usar o milho triturado ou a farinha de milho. Em outras regiões, como por exemplo em Belém, se usam cascas de frutas como o abacaxi, raiz de gengibre (esmagada ou ralada), açúcar ou caldo de cana e sumo de limão. No estado do Ceará existe uma versão da bebida feita de pão branco, cravo da índia e adoçado com rapadura preta."
[Wikipedia]

Na internet achei várias receitas, mas acho que esta é a mais fácil de fazer.

Farei quando eu comprar abacaxi, assim não haverá desperdicios.

Receita de Aluá
[Receita gentilmente cedida pelo site: http://www.maisreceitas.com.br/]

Ingredientes:

Casca de 2 abacaxis bem maduros e lavados;
2 litros de água filtrada;
1 xícara de açúcar mascavado;
6 cravos-da-índia;
1 colher (chá) de gengibre ralado.

Modo de preparo:

Coloque as cascas de abacaxi em uma tigela grande e cubra com água.
Cubra a panela com pano limpo e deixe descansar até o dia seguinte.
Junte os demais ingredientes e deixe descansar por mais um dia.
Coe a bebida para uma jarra e deixe na geladeira até o momento de servir.


Em seguida estão as diferentes versões desta bebida.
[Fonte: http://pt.wikibooks.org/wiki/Livro_de_receitas/Alu%C3%A1]



Aluá 1
Ingredientes
1 abacaxi médio
2 litros de água
Açúcar mascavado (opcional)
Cravinho a gosto
1 colher de chá de gengibre ralado (opcional).
Preparo1.Cortam-se fatias grossas da casca de um abacaxi (ananás).
2.Colocam-se as cascas em uma panela e cobre-se com água. Deixa-se fermentar durante pelo menos um dia (quanto mais tempo as cascas ficarem a fermentar, mais alcoólica ficará a bebida).
3.Coa-se a bebida e adicionam-se os restantes ingredientes.
4.Serve-se frio.


Aluá 2
Ingredientes
1 kg de milho vermelho seco;
3 raízes de gengibre;
1 rapadura;
4 litros de água;
Modo de preparar1.Torrar o milho e pisar com o gengibre.
2.Colocar a mistura no saco e colocar numa vasilha com a água.
3.Misturar a rapadura ralada na água.
4.Deixar curtir por duas semanas.

[A foto acima tirei da internet, mas assim que eu fizer o meu Aluá, substituo a foto]

sábado, 15 de outubro de 2011

AÇÚCAR: vilão?

O açúcar é considerado o vilão da alimentação. Gostoso, tentador, irresistível... Porém, dependendo da escolha que fizermos, ele pode ser muito prejudicial à saúde.

Na verdade, a culpada disso tudo é a SACAROSE (mais conhecida como açúcar de mesa). É encontrada em abundância na cana-de-açúcar, frutas e beterraba. "(...) ela aumenta a produção de serotonina e também de dopamina, os quais são dois hormônios neurotransmissores que são responsáveis pelo humor e também pela sensação de prazer. O efeito é totalmente instantâneo, sendo que quando damos a primeira mordida a substância entra direto no sangue trazendo aquela felicidade. (...)"

O excesso de açúcar pode causar diabetes, infartos, derrame cerebral, insuficiência renal, problemas visuais, lesões de difícil cicatrização, cáries, obesidade, câncer e doenças neurológicas.

Por esta razão, saiba escolher e consumir açúcar.

TIPOS DE AÇÚCAR
As diferenças estão no sabor, na composição nutricional e na cor.
Quanto mais escuro é o açúcar, mais sais minerais e vitaminas possui. Isso significa que o pior açúcar é o de cor branca, já que ele precisa receber aditivos químicos no último processo de fabricação, “roubando” a maioria dos nutrientes.

Rapadura
A rapadura é feita a partir do caldo de cana após moagem, fervura, moldagem e secagem. É um alimento considerado mais nutritivo que o açúcar refinado pois enquanto este é quase exclusivamente sacarose a rapadura possui diversas outras substâncias nutritivas em sua composição. A rapadura é rica em potássio, ferro, cálcio e fósforo, possui grande teor energético.


Mascavo
É o açúcar bruto, escuro e úmido, extraído depois do cozimento do caldo de cana. Seu sabor é parecido com o da rapadura. Como ele não passa pela etapa de refinamento, conserva o cálcio, o ferro e os sais mineirais.


Demerada
Também usada no preparo de doces, esse açúcar de nome estranho é um dosmais caros. Ele passa por um refinamento leve e não recebe nenhum aditivo químico. Por isso, seus grãos são marrom-claros e têm valores nutricionais altos, parecidos com os do açúcar mascavo.


Orgânico
É diferente de todos os outros tipos porque não ultiliza ingredientes artificiais em nenhuma etapa do ciclo de produção, do plantio à industrialização. O açúcar orgânico é mais caro, mais grosso e mais escuro que o refinado, mas tem o mesmo poder do adoçante.


Light
Surge da combinação do açúcar refinado com adoçantes artificiais, como o aspartame, o ciclamato e a sacarina, que quadruplicam o poder de adoçar. Um cafezinho só precisa de 2 gramas de açúcar light para ficar doce, contra 6 gramas de açúcar comum. Por isso, quem consome o açúcar light ingere menos calorias.


De confeiteiro
Tem cristais tão finos que mais parecem talco de bebê. excelente para fazer glacês e coberturas. O segredo é o refinamento sofisticado, que inclui uma peneiragem para obter os minicristais e a adição de amido de arroz, milho ou fosfato de cálcio para evitar que os minicristais se juntem novamente.


Líquido
É obtido pela dissolução do açúcar refinado em água. Usado em bebidas gasosas, balas e doces, o açúcar líquido não é vendido em supermercados. Uma das vantagens é que ele não precisa ser estocado em sacos, diminuindo o risco de contaminação com poeira e microorganismos.


Frutose
É o açúcar extraído das frutas e do milho. Sem precisar de nenhum aditivo, frutose é cerca de 30 mais doce que o açúcar comum, mas ela engorda sem oferecer vitaminas.


Refinado
Também conhecido como açúcar branco, é o açúcar mais comum nos supermercados. No refinamento, aditivos químicos como o enxofre tornam o produto branco e delicioso. O lado ruim é que esse processo retira vitaminas e sais mineirais, deixando apenas as "calorias vazias" (sem nutrientes).


Cristal
É o açúcar com cristais grandes e transparentes, difíceis de serem dissolvidos em água. Depois do cozimento, ele passa apenas por um refinamento leve, que reira "só" 90% dos sais mineirais. Por ser econômico e render bastante, ele sempre aparece nas receitas de bolos e doces.


TORTA DE COCO

Esta receita foi descoberta há 30 anos num pacotinho de coco ralado por uma mocinha que trabalhou com a minha familia. Desta vez tentei deixá-la mais saudável substituindo o açúcar comum pelo demerara. A massa desmancha na boca e o recheio é super cremoso.

Massa
2 xíc. de farinha de trigo (mudança: 1 1/2 de farinha de trigo, 1/2 de farinha integral)
3/4 de manteiga gelada
6 colh. de sopa de água gelada

Misturar a farinha com a manteiga até obter uma farofa.
Acrescente a água, uma colher de cada vez.
Sovar a massa 4 vezes, faça uma bola, cubra com PVC e deixe na geladeira por 1 hora.
Forre uma fôrma de 22cm de diâmetro.

Recheio
1/2 xíc. de manteiga em temperatura ambiente
1 xíc. de açúcar (usei açúcar demerara, o que deixou o recheio com uma cor meio marrom - com açúcar branco o recheio fica com uma coloração amarela)
1/4 de farinha de trigo
2 ovos
1/2 xícara de leite (usei leite de coco)
1/2 colh. chá de baunilha
1 1/2 xíc. de coco ralado

Numa tijela bata a manteiga até ficar cremosa. Junte, aos poucos, o açúcar e a farinha peneirada. Junte os ovos, um a um, batendo bem a cada adição. Adicione o leite e a baunilha. Junte 1 xíc. de coco ralado e misture bem. Despeje o recheio na fôrma e salpique a superficie com 1/2 xíc. de coco ralado. Leve ao forno em temperatura média (180 graus) e asse por 1 hora ou até que o coco esteja dourado e a massa firme.




Fontes de consulta:
http://mundoestranho.abril.com.br/materia/quais-as-diferencas-entre-acucar-cristal-refinado-demerara-e-mascavo
http://www.blogbrasil.com.br/os-dez-tipos-de-acucares/
http://www.guiagratisbrasil.com/o-que-e-a-sacarose/
www.copersucar.com.br
www.lowcucar.com.br
www.inmetro.gov.br/consumidor/produtos/acucar.asp
http://pt.wikipedia.org/wiki/Rapadura#Propriedades

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

MACADÂMIA: A NOZ SAUDÁVEL

Retirado do site: http://www.abm.agr.br/conteudo.php?conteudo=9
Artigo publicado no Australian Macadamia Society News Bulletin, Vol. 28, N o 6, novembro/2001
Compilado por Ian McConachie

As macadâmias são consideradas as nozes mais finas do mundo. Seu sabor delicado, versatilidade e textura crocante fazem dela uma delícia para o consumo. Elas também contêm um conjunto de componentes nutritivos e saudáveis e são parte importante de uma dieta saudável. Uma dieta balanceada contendo macadâmias promove boa saúde, longevidade e redução de doenças degenerativas.

Elas estão repletas de nutrientes importantes, incluindo gorduras monoinsaturadas, proteína, fibras alimentares, minerais, vitaminas e fitoquímicos.

COMPOSIÇÃO

As macadâmias são um produto natural, sua composição pode variar devido ao local de crescimento, variedade, tratos culturais e época de crescimento. A composição das macadâmias australianas, tanto secas e cruas quanto torradas, tipicamente é a seguinte:

* Óleos naturais
* Carboidratos - fornecem energia para a saúde.
* Proteínas - contêm níveis significativos de proteínas que, no nosso corpo, formam músculos e tecidos conectivos, cabelo e unhas, são parte do nosso sangue e atuam positivamente em vários aspectos da nossa saúde
* Fibras - promovem saciedade, desaceleram a digestão, reduzem a fome e auxiliam na redução da constipação e de doenças diverticulares, hemorróidas, câncer do intestino e a síndrome do intestino irritável. Elas funcionam conjuntamente com outros componentes das macadâmias, diminuindo o risco de doenças cardiovasculares, cânceres e diabetes.
* Matéria mineral – o que inclui Potássio, Fósforo, Magnésio, Cálcio, Selênio, Zinco, Cobre e Ferro.
Vitaminas – B1, B2, B5, B6, vit. E, niacina e folato.
* Fitoquímicos – antioxidantes incluindo polifenóis, aminoácidos, selênio, flavonóides e esteróis vegetais

→ As macadâmias não contêm colesterol, pois são um alimento vegetal natural

→ As macadâmias não são geneticamente modificadas e contêm apenas genes naturais.

→ As macadâmias não contêm quaisquer ácidos graxos trans.

A Universidade de Newcastle concluiu recentemente um projeto de estudo dietético sobre os benefícios da macadâmia para a saúde. Demonstrou-se uma melhora significativa nos marcadores para estresse oxidativo, tendência à formação de coágulos e inflamação. Pessoas com níveis elevados de colesterol apresentaram melhoras nos níveis de colesterol e gorduras do sangue. Estas pessoas também apresentaram uma pequena redução de peso, apesar de um aumento na quantidade total de gordura consumida.

Testes dietéticos realizados com macadâmias separadamente na Austrália e no Havaí demonstraram uma redução significativa do colesterol no soro sanguíneo, uma redução no total de triglicerídeos do sangue, redução no indesejável colesterol de baixa densidade, com pouco ou nenhum efeito no desejável colesterol de alta densidade. Todos estes fatores são indicadores reconhecidos de risco de doença cardíaca. Diversas nozes, incluindo a macadâmia, podem reduzir a pressão sanguínea em pessoas hipertensas.

Uma série de análises dietéticas com nozes realizadas no mundo, conjuntamente com pesquisas, demonstrou redução do risco de doenças cardíacas, certos cânceres e doenças relacionadas, hipertensão; além de promover bem-estar e satisfação alimentar.

ÓLEO DE MACADÂMIA


É freqüentemente descrito como “óleo bom”. As macadâmias contêm uma porcentagem de gorduras monoinsaturadas maior que qualquer outro produto natural. O óleo de macadâmia é similar ao de oliva em sua composição e uso. As macadâmias contêm baixos níveis das danosas gorduras saturadas, baixos níveis de gorduras poliinsaturadas, que oxidam prontamente, e altos níveis de gorduras monoinsaturadas. Consumir menos gordura tem sido uma recomendação, mas o tipo de gordura consumida é mais importante que as quantidades totais consumidas. Dietas contendo níveis moderados de gordura promovem saciedade, são sustentáveis e agradáveis em longo prazo. Dietas com baixos índices de gordura causam insatisfação e são de difícil manutenção. A desejável pirâmide da saúde mediterrânea tem 40% da energia vinda de gorduras.

As macadâmias contêm diversos antioxidantes, incluindo vitamina E nas formas de tocoferol, tocotrienol, epicatequina (que é o principal antioxidante do chá), os aminoácidos metionina e cisteína e selênio. Outros anti-oxidantes foram detectados em quantidades menores.