terça-feira, 9 de julho de 2013

GHEE, o ouro líquido


 
Conhecido como uma doação maravilhosa da natureza, o Ghee é um alimento muito sagrado para os indianos. Ele é o óleo purificado da manteiga, onde toda a água, os elementos sólidos e toxinas da gordura do leite e lactose são completamente removidos quando preparado através do método de aquecimento.  
A manteiga não é só gordura. Ela é composta por água, açúcares, gorduras e proteínas. Durante o processo de fervura, a lactose, as proteínas coaguladas e outros sólidos do leite são removidos, restando apenas um óleo puro, podendo até ser consumido por pessoas alérgicas à proteína do leite ou intolerantes à lactose. Porém, a gordura saturada original da manteiga permanece inalterada.

 
PROPRIEDADES

O Ghee é rico em beta-caroteno,vitamina A, D, E e K. Nenhum óleo além do ghee contém vitamina A (a vitamina A ajuda a manter uma boa visão e deixa a parte branca dos olhos umedecida). Contém também de 4 a 5 % de ácido linoleico, que auxilia no crescimento e desenvolvimento apropriado do corpo. O ácido linoleico é uma gordura essencial que normalmente falta na dieta vegetariana. Não contém lactose ou colesterol oxidado, não contém caseína, o que o torna similar aos muitos óleos vegetais e de oleaginosas. Ele é nutritivo (calórico), antioxidante (rejuvenescedor), elimina toxinas, é tônico cerebral, melhora  o metabolismo, é levemente laxativo, emoliente e antiácido, porém, contra-indicado em caso de colesterol elevado e distúrbios hepáticos.

 
INDICAÇÔES:

Transtornos digestivos elevados como gastrite e úlceras.

Elimina o excesso de bílis.

Prisão de ventre.

Proporciona energia ao corpo.

Aumenta a capacidade digestiva, favorecendo a absorção e a assimilação dos alimentos.

Favorece e potencializa a memória, a inteligência e a percepção. É considerado um ótimo alimento para a medula óssea e o sistema nervoso e muito útil para problemas de infertilidade, baixa imunidade e problemas como epilepsia e perda de memória.

É útil durante o processo de desintoxicação para a anemia.

Fortalece o fígado, os rins e o cérebro.

Retarda o envelhecimento dos tecidos, considerado um antioxidante natural.

Lubrifica todas as articulações.

Para eczemas, erupções cutâneas, alergias da pele, queimaduras.

Para irritação da vista, vista cansada.

É considerado um alimento rejuvenescedor e regenerador, um tonificante que aumenta a força e a expectativa de vida.
É utilizado em técnicas de massagens, pois nutre tecidos profundos, sendo muito bom para peles secas e para prevenir rugas.
 
É lubrificante, aumentando a flexibilidade.

Alimentos preparados com Ghee são saborosos e nutritivos.

ADMINISTRAÇÃO:

Para prisão de ventre, adicionar uma colher de café de ghee em um copo com leite morno. Beber antes de dormir.

Quando utilizado para fritar, deve-se usar temperatura média-baixa. Pode ser reutilizado várias vezes, basta filtrá-lo após uso.

Pode ser usado para saltear e refogar alimentos.

Para usá-lo como azeite em saladas e estiver sólido, derreta o que for utilizar num pirex em banho-maria, nunca diretamente no fogo.

Pode ser usado como creme hidratante facial e corporal.

Para tratar de problemas de vista cansada, irritação ou melhorar a visão, basta aplicar um pouco de ghee sobre as lacrimais.

 
COMO PREPARAR
 


Aqueça manteiga sem sal numa panela inox ou de vidro em fogo bem baixo ou em banho-maria, isso para não queimar as partes sólidas.



O óleo, a água e os sólidos vão se separar em três camadas: uma espuma de caseína em cima, um óleo amarelo transparente no meio, e uma suspensão aquosa de sólidos de leite no fundo. 



Com uma escumadeira ou com uma colher, retire cuidadosamente a espuma branca que irá se formando.O ponto é quando, ao observar as pequenas bolhas resultantes do aquecimento, não haja mais formação de espuma branca. Neste momento a manteiga estará transparente.



Espere o óleo amarelo esfriar e coe em coador de pano (os que são usados para coar café). Este processo facilita a retirada da camada aquosa que fica no fundo e que contém a lactose. Depois, é só guardar em recipientes de vidro.


 
 
O ghee se conserva por muito mais tempo do que a manteiga comum, porque as bactérias podem atacar as proteínas, mas não o óleo puro.

O processo de clarificação da manteiga dura em torno de 1 a 2 horas, dependendo da quantidade usada.

O ghee não é suscetível a oxigenação, a sua duração é prolongada e não precisa de refrigeração. Quanto mais envelhecido, ocorre o aumento de suas propriedades e qualidades.

 
Fonte:

segunda-feira, 1 de julho de 2013

AMALAKI, a fruta com super poderes

 
 
Amalaki, ou groselha da Índia, é uma fruta que tem sido venerada por mais de 5 mil anos pela medicina ayurvédica tradicional.  
Esta fruta fornece uma fonte totalmente bio-disponível de vitamina C natural o que a torna um poderoso rejuvenescedor. Pode ser encontrada em cápsulas ou desidratada também.
 
Ela também é base da fórmula do Zrii, um suplemento líquido nutricional que, em sánscrito, quer dizer luz, brilho e prosperidade.
Aqui está a lista de benefícios:
Promove o rejuvenescimento celular
Inibe o processo de envelhecimento reduzindo rugas
Previne a perda de cabelo
Aumenta a imunidade e a vitalidade do corpo
Ajuda a regular os níveis de glicemia em pacientes diabéticos
Facilita a absorção de ferro e melhora o nível de hemoglobina
É um antiinflamatório potente, podendo ser usada contra a gastrite
Reduz o colesterol e a pressão arterial elevada
Melhora a visão
Ajuda a desintoxicar o corpo
 
A fruta Amalaki contém flavonas, aminoácidos, polifenóis, Carotenóides, bioflavanoids, antioxidantes, tanino e outros fitonutrientes útil.  O Dismutase SuperOxdide disponível em Amalaki é um grande antioxidante celular. A fruta fresca Amla contém 80% de água juntamente com carboidratos, fibras, proteínas, minerais e vitaminas.  
 


quarta-feira, 19 de junho de 2013

Nem só de banana vive o potássio


 
"O mineral é um dos principais responsáveis por equilibrar os fluidos em todas as células do corpo. Além disso, atua na transmissão dos impulsos nervosos e na contração muscular. É provavelmente mais conhecido, porém, pela manutenção da pressão sanguínea normal.
A quantidade de potássio recomendada para um adulto é de 4,7 miligramas por dia. As pessoas que têm uma alimentação saudável geralmente atendem a essa necessidade naturalmente, mas quem ingere muitos alimentos industrializados tende a ter carência do mineral. Tal deficiência pode causar elevação da pressão sanguínea e cãibras musculares. Além disso, a falta de potássio é associada ao risco de hipertensão, doenças cardíacas, artrite, câncer, problemas digestivos e infertilidade." [http://www.zncsuplementos.com.br/blog/os-beneficios-do-potassio]
 
O consumo diário de potássio (poderoso metal alcalino contra hipertensão) deve ser superior a 4 gramas e totalizar 7 gramas por dia.
 
 
1. Molho de Tomate: uma xícara de molho de tomate industrializado contem mais de 800 miligramas de potássio. Mas é preciso ter cuidado para não escolher uma marca que adicione sódio e açúcar ao molho.
 
2. Peixes: uma porção média de peixe alabote tem 449 miligramas de potássio, bem mais do que uma banana média. Salmão e mariscos também são boas opções de frutos do mar.
 
3. Iogurte: um pote médio de iogurte light tem 531 miligramas de potássio. Cuidado apenas com os produtos que têm frutas, pois podem ter maior quantidade de açúcar.
 
4. Abacate: a fruta contém bem mais do que o dobro de potássio do que uma banana: 975 miligramas. Mesmo que não comer um abacate inteiro de uma vez, colocar pedaços em uma salada ou sanduíche também traz bons resultados.
 
5. Uvas passas: pacotes pequenos com uvas passas têm 322 miligramas de potássio. Apenas cuidado com as grandes porções, pois a quantidade extra de açúcar pode aumentar muito a quantidade de calorias.
 
6. Batata: uma batata média tem 751 miligramas de potássio. Uma batata doce de tamanho médio também apresenta mais de 540 miligramas, além de ter o antioxidante betacaroteno.
 
7. Folhas verdes: uma xícara de acelga cozida tem 961 miligramas de potássio, mais do que o dobro do que uma banana média. A mesma porção de espinafre contabiliza 839 miligramas, enquanto uma xícara de folha de beterraba também cozida tem mais do que 1.300 miligramas.

8. Feijões: além da variedade de fibras e proteína, os grãos também são ricos em potássio. O feijão branco, por exemplo, tem 1.189 miligramas em uma xícara, enquanto o feijão carioca tem 707. Já as lentilhas contêm 791 miligramas em uma xícara de produto.
 
9. Abóbora: uma xícara de abóbora cozida contém 582 miligrama de potássio, além de uma grande quantidade de vitamina A e ômega 3.
 
10. Ameixa: com 167 miligramas de potássio por unidade, uma mão cheia da fruta seca também é uma rica fonte de fibra.
 
11. Damascos secos: outra fruta seca que entra no ranking é o damasco, que tem 257 miligramas em ¼ de xícara.
 
12. Melão cantaloupe: uma porção de 134 gramas deste tipo de melão tem 358 miligramas de potássio.
 
13. Mamão: Uma porção pequena de mamão papaia tem 264 miligramas de potássio.
 
14. Água de coco: 432 miligramas de potássio, com poucas calorias, livre de gordura e com alto poder reidratante. Ajuda no bom funcionamento do intestino e no metabolismo alimentar e é uma bebida diurética.
 
15. Abacaxi: uma porção de 100 gramas tem 82 miligramas de potássio.

domingo, 17 de fevereiro de 2013

XAROPE DE BABOSA: UMA DÁDIVA







O Frei Romano Zago criou a receita do xarope de babosa para curar câncer em 1988, quando  começou comprovar os primeiros casos de cura. Entretanto, esta preciosidade possui a característica de curar e prevenir inúmeras doenças.
Eu preparo o xarope 1 vez ao ano, e depois que faço o exame de sangue, agradeço à Mãe Natureza por esta dádiva.
A receita é simples:
- ½ kg de mel de abelhas
- 5 a 6 colheres de bebida destilada (cachaça, uísque, tequila, grappa, bols, araq ou conhaque)
- 3 a 4 folhas de babosa
Faça a receita durante o dia sem a luz direta do sol e sem luzes acesas.
Remover os espinhos da babosa e limpar a folha. Cortar em pedaços sem retirar a casca. Bater no liquidificador junto com os outros ingredientes. Guardar na geladeira em frasco escuro ou envolver o frasco em papael escuro.
Posologia:
Para quem tem cãncer: Agitar o frasco. Tomar 2 colheres de sopa 3 vezes ao dia, de 10 a 20 minutos antes do café da manhã, do almoço e do jantar por 10 dias.
Se o problema for câncer, depois de exames médicos, se a doença persistir, repetir a dose respeitando intervalos de 3, 5 ou 7 dias. Repetir as doses até eliminar o mal, mesmo os pacientes em estado terminal.
Para quem não está doente, e quer prevenir doenças e ter uma saúde perfeita, tome 1 colher de sopa 3 vezes ao dia, de 10 a 20 minutos antes do café da manhã, do almoço e do jantar por 10 dias, 1 vez por ano.
A seguir, trechos do livro “Câncer tem cura” [Frei Romano Zago, Editora Vozes – 38a Edição] para esclarecer algumas questões.
“Se você está tomando remédios receitados por seu médico, ou precisar submeter-se  a radioterapia, quimioterapia ou similares, nada impede que, concomitantemente, siga o tratamento com a babosa” pág. 34.
“Se você é diabético ou alérgico ao mel,  (...) use suco de fruta, legume ou verdura. Prepare  cada dia um suco fresco” pág.48.
“Usa-se o mel genuíno porque (...) atinge o nosso organismo até os pontos mais distantes. É neste veículo que a babosa viajará, a fim de varrer, no caminho que percorre, as impurezas que encontra pela frente.” Pág. 49/50.
 “A bebida destilada tem a função de conservar o medicamento sem azedar. (...) de dilatar os vasos sanguíneos, (...) acelerando o trabalho de faxina efetuado pela babosa e pelo mel.” Pág. 51.
“Antes das refeições, as pepsinas, enzimas do suco gástrico (...) estão aflitas para entrar no exercício de sua função. Com o estômago vazio, encontram todas as vias desobstruídas, (...) facilitando o transporte do medicamento até os pontos mais extremos do organismo.” Pág. 55.
Para quem não tem câncer: “Realizando o tratamento uma vez ao ano, será a garantia que o câncer ficará afastado de você. O tratamento (...) garantir-lhe-á um organismo sadio, um sangue puro. (...) Pessoalmente, preparo a minha dose umas quatro vezes ao ano, alternando-as pa entrada ou saída das estações.” Pág. 63.
“(...) tomando o remédio, garantirá sangue novo, reforçará o sistema imunitário (...) e restaurará, automaticamente a sua saúde.” Pág. 70.
“Temos notícias de curas efetuadas nas mais diversas partes do mundo (...) com pacientes de câncer localizado: 1) cérebro; 2) cerebelo; 3) pulmão; 4) fígado; 5) próstata; 6) útero; 7) ovários; 8) trompas; 9) mamas; 10) garganta; 11) coluna; 12) ossos; 13) pele; 14) intestinos; 15) reto; 16) bexiga; 17) sistema linfpático; 18) sistema sanguíneo – leucemia; 19) rins; 20) testículos.” Pág. 70.
“O tratamento curou ou resolveu problemas relacionados com: azia; gastrite; úlcera; olhos remelentos; assaduras; calos; furúnculos; caspa; reumatismo; artrite; pólipos nos intestinos, no útero; estímulo ao apetite; cabelos mais finos e sedosos; regula a menstruação; suor noturno, inverno e verão; maior desempenho sexual em pessoas do sexo masculino; proporcionou mais ar ou fôlego a pessoa asmática; curou sudez; prisão de ventre; fungos; normalizou colesterol; regulou a pressão; mal de parkingson; calvície; sinusite; lúpus; herpes; psoríase; epilepsia; pé de atleta; mau hálito; úlceras varicosas, úlcera na retina; toxoplasmose; restaurou olfato.” Pág. 80.
“A babosa sempre vai ao encontro do organismo necessitado, nunca o ataca, agride ou fere (...) Realiza uma faxina sobre os elementos tóxicos ao final da opreração, reabastece o organismo com elementos necessários à sua manutenção (...) regulando a pressão, eliminando corpos estranhos depositados no organismo, normalizando, por exemplo, o coloesterol e outras disfunções.” Pág. 91.