domingo, 6 de maio de 2012

PÓLEN, energia pura


Já consumi muito pólen, é maravilhoso. Achei uma reportagem incrível, a fonte está no final da postagem, recomendo que deem uma olhada.



O Pólen é o elemento masculino de reprodução das plantas e se encontra nas anteras das flores. Originalmente, é um pozinho de cor amarelada, facilmente levado pelo vento. Cada grãozinho microscópico é uma entidade biológica que contém tudo o que é necessário para a vida: proteínas, glicídeos, sais minerais, vitaminas, hormônios, enzimas etc.


INDICAÇÕES:
 
·         Harmoniza o metabolismo
·         Estimula e aumenta a energia vital
·         Tonifica, reequilibra e desintoxica
·         Reestabelece o bom funcionamento intestinal
·         Tem ação anti-anêmica e fortalece os vasos sanguineos
·         Favorece o trabalho intestinal e age como anti-depressivo


INDICAÇÕES GERAIS:
A utilizaão do pólen por via oral é especialmente indicada para crianças e jovens em crescimento, gestantes, mães amamentando, esportistas, pessoas submentidas a situações de grande exigência intelectual ou física e convalescentes.
É aconselhável o uso de pólen em casos de: Astenias (ou estado de fadiga); Anorexias (principalmente de origem psicológica); Estados de Carências (raquitismo, má dentição, retardo no crescimento); e envelhecimento precoce.
INDICAÇÕES PARTICULARES:
As pesquisas constataram efeitos benéficos obtidos pelo uso de pólen em casos de problemas: Cárdio-vascular (arteriosclerose, hipertensão arterial, fragilidade vascular varizes); Digestivo (anorexia-estimulação da função gástrica; constipação-permitindo a suspenção do uso de laxantes); Genito-urinário (problemas na Próstata, astenias e impotência sexual); Neuropsíquico (inclusive insônia); Ósseo-articular (artrose e reumatismo crônico); Dermatológicos e de Visão (fadiga ocular).

Composição Média
Proteínas 20 a 35%, Glicídeos 15 a 40%, Lipídeos 1 a 14%, Sais Minerais 1 a 18%, Outros 1 a 13%. As proteínas contidas no pólen são encontradas, em sua grande maioria, na forma de aminoácidos livres. O pólen é um dos produtos naturais mais ricos qualitativamente em aminoácidos.
Sais minerais presentes: Cálcio, Ferro, Fósforo, Potássio, Cloro, Cobre, Silício, Enxofre, Manganês.
Vitaminas presentes em quantidades consideráveis: B1, B2, PP, Ácido Pantotênico, B6, Inositol, Ácido Fólico, B12, C, D, E e provitamina A.
Outras substâncias presentes: Enzimas, Substâncias de Crescimento, Substâncias Antibióticas ativas e uma pequena quantidade de substâncias ainda não identificadas.
RESTRIÇÕES:
· Pessoas sensíveis aos ingredientes descritos no item COMPOSIÇÃO não devem utilizar o produto.
· Em caso de reação alérgica suspender a uso do produto.
· Crianças abaixo de 01 ano de idade só devem utilizar o produto sob orientação de um médico pediatra.
· Diabéticos deverão consultar um médico especialista antes de consumir o produto.
EFEITOS COLATERAIS:
Algumas pessoas podem sofrer alergia ao produto.
Pessoas que manifestam alergias ao pólen transportado pelo vento, dificilmente apresentam reações ao pólen coletado pelas abelhas.

RECOMENDAÇÕES DE USO:
Adultos: 10 a 20g ao dia.
Crianças: 3 a 5 anos, 4 a 8g ao dia / 6 a 12 anos, 8 a 15g ao dia.
1 colher rasa de café equivale a 4g.
1 colher de sobremesa rasa equivale a 8g.
1 colher de sopa rasa equivale a 12g.
É importante saber que a ação do pólen sobre o organismo não é rápida nem abrupta, mas sim progressiva. Trata-se de uma ação profunda sobre o metabolismo que começa a se manifestar positivamente após duas ou três semanas de uso contínuo. Em geral, é recomendado a utilização contínua de pólen durante no mínimo 30 dias, intercalado com igual período de descanso. Como tratamento, recomenda-se o uso contínuo por um período de três meses. A utilização por longos períodos acarreta excelente regularidade orgânica e não tem contra-indicações.


Leia mais:
http://meliponarioabelhasdosul.webnode.com/polen-e-seus-beneficios/
Fonte:
http://meliponarioabelhasdosul.webnode.com
[Fotos retiradas da internet]