quarta-feira, 28 de setembro de 2011

ANTIVIRAIS NATURAIS

Os antivirais naturais não apenas ajudam a combater os virus, mas também reforçam o sistema imunológico do organismo.

Existem muitas afecções produzidas por virus como a catapora, o herpes labial e genital, o virus da hepatite B e C - os quais podem causar câncer de fígado.

Os virus não podem se reproduzir, e dependem das células para isso. (...)

Os antivirais têm o objetivo de debilitar as proteinas do virus, porém, alguns antivirais químicos estão focados apenas em debilitar o virus, o que pode causar, a longo prazo e com o abuso, o enfraquecimento do sistema imunológico, tornando o corpo frágil e doente. Contudo, os antivirais naturais ajudam a estruturar um sistema imunilógico forte e resistente.

Para combater um virus de forma radical, é necessário ter um corpo limpo, sangue saudável e um sistema imunológico forte.

Para isso é importante uma alimentação adequada e eliminar alimentos processados, fritos, carnes vermelhas, farinha e tudo que tiver açúcar refinado.

Todos esses produtos causam obstrução intestinal de toxinas, uma super produção de calor interno e uma acidificação do sangue, o que faz com que os virus ataquem com maior força e sejam difíceis de combater.

Ervas recomendadas (beber de 2 a 3 xícaras por dia):
• Astrágalo
• Echinacea
• Unha de Gato.
• Erva de São João
• Melissa: é um antiviral suave de baixa toxicidade, muito eficaz no tratamento de gripes, catarros e herpes simples.
• Momórdica
• Pau D’arco ou Ipê Amarelo
• Chá Verde

Alguns produtos e alimentos naturais antivirais:
Geleia Real
Própolis
Reishi (cogumelo)
Goji
Alho
Cebola
Gengibre
Cenoura
Germinados
Alimentos ricos em Vitamina C

Emoções e infecções virais:
Os estados animicos influenciam o sistema imunológico. O estress, a ansiedade, a pressão, a depressão, a raiva, etc., são emoções que afetam o sistema de defesa do organismo pois interferem na assimilação de nutrientes.

Para erradicar ou prevenir doenças virais, recomenda-se seguir uma rotina de exercicios que ajude a eliminar possiveis tensões do corpo e ative uma circulação eficiente da linfa e do sangue, e fortifique os tendões e os órgãos do corpo.

[Fonte: http://www.biomanantial.com/]

domingo, 18 de setembro de 2011

GOJI, a super fruta

Conheci estas frutinhas quando a minha mãe trouxe varios pacotinhos da Espanha.
Aqui no Brasil, há quem venda as sementes ou mudas, basta consultar a internet.


Goji é a fruta de uma planta proveniente dos Himalaias, (Norte da China e Tibete). Apresenta-se em forma de baga vermelha. O seu aspecto assemelha-se em muito à nossa conhecida uva passa. É uma fruta com alto poder nutritivo e antioxidante, além de ser rica em aminoácidos.

Algumas de suas características são:

*Contém 19 aminoácidos, que ajudam a formar as proteínas, incluindo os oito que são essenciais para a vida.

*Contém 21 minerais vestigiais, incluindo germânio – considerado em estudos como tendo atividade anti-cancerígena, que é raro como fito-nutriente.

*Contém o espectro completo de carotenóides antioxidantes, incluindo beta-caroteno (maior concentração que a cenoura) e zeaxantina (protetor dos olhos). O goji é a maior fonte de carotenóides conhecida.

*Contém 2500 mg de vitamina C por 100 gramas da fruta.

*Contém beta-sisterol, fito-nutriente com função anti-inflamatória, que ajuda também equilibrar os níveis de colesterol e pode ser usado no tratamento de impotência sexual e equilíbrio da próstata.

*Contém ácidos graxos essenciais, que são necessários para síntese de hormônios (hormonas) e regula o funcionamento do cérebro e sistema nervoso.

*Contém cyperone, um fito-nutriente que traz benefícios ao coração e à pressão sanguínea.

*Contém fisalina, fito-nutriente usado nos transtornos da hepatite B.

*Contém betaína, fito-nutriente usado pelo fígado para produzir colina. A betaina promove grupos metil com reações energéticas no corpo, ajuda a reduzir o nível de homocisteína, um fator de risco em problemas cardíacos, protege a célula em nível de DNA.

Benefícios das Bagas Goji

Promove a energia e bem-estar em geral
Protege o corpo envelhecido e aumenta a longevidade
Protege contra doenças cardio-vasculares e inflamatórias
Fortifica e mantém um sistema imunitário saudável
Alguns estudos apontam como tendo propriedades anti-cancerígenas
Combate a artrite
Baixa o colesterol
Equilibra os níveis de pressão do sangue, Ajuda no processo digestivo e na perda de peso, Melhora os níveis de insulina nos diabéticos, Melhora as cataratas, a visão turva e a audição, Fortalece e suporta a função saudável do fígado e dos rins, Fortalece os ossos e os tendões, Mantém um sistema nervoso saudável, Protege a pele dos danos causados pelo sol, Aumenta a líbido e o desempenho sexual, Promove a fertilidade



[Fonte: Wikipedia]

(...)

"As bagas de Goji estão entre as mais elevadas fontes de carotenoides de todos os alimentos ou plantas comuns conhecidos na Terra. Contêm o espectro completo de carotenoides anti-oxidantes, incluindo o betacaroteno (melhor fonte do que a cenoura), zeaxantina e a luteína (os grandes protectores da vista). As bagas de Goji contêm 500 vezes a quantidade de vitamina C das laranjas, fazendo com que seja uma das fontes de vitamina C mais rica da Terra. São ricas, ainda, em vitaminas B1, B2, B6 e vitamina E. Os gojis maduros contêm betasisterol (um agente anti-inflamatório, baixa o colesterol, trata a impotência sexual e também ajuda no tratamento da hipertensão), sesquiterpenoides como a ciperona (regula a pressão arterial, alivia o desconforto menstrual, usada no tratamento do cancro do colo do útero) e solavetivona (que contêm propriedades anti-bacterianas e anti-fúngicas), tetraterpenoides e betaína (úteis para melhorar o funcionamento do fígado, promovendo a digestão e reputadas substâncias para promover a memória e proteger o ADN) e fisalina (substância activa contra todos os tipos de leucemia). As bagas de Goji contêm, também, uma excelente riqueza em fibras. Um polissacarídeo encontrado nas bagas de goji, demonstrou-se ser um poderoso estimulante da secreção da rejuvenescedora hormona do crescimento.
As bagas de Goji (Goji Berries em Inglês) foram avaliadas como o alimento com a capacidade anti-oxidante mais elevada na escala da ORAC (Oxygen Radical Absorvance Capacity), espantosamente, com 25.300 unidades ORAC. "


segunda-feira, 12 de setembro de 2011

LENTILHAS VERMELHAS

As lentilhas vermelhas são uma variedade muito valorizada na cozinha asiática.

É uma rica fonte de hidratos de carbono, proteinas vegetais, muita fibra, vitaminas, minerais, magnésio, fósforo, ácido fólico, além do baixo teor de gordura.

As lentilhas vermelhas possuem uma cor alaranjada e são recomendáveis para pessoas com problemas digestivos por não possuirem casca, o que facilita a digestão. Não precisam ficar de molho, basta cozinhá-las por meia hora.

Com elas podemos preparar vários pratos como cremes, sopas, saladas, recheios...

RECEITA

Creme de lentilhas vermelhas ao curry
(Do blog: http://recetasperdidas.com.ar/page/23/)

250 de lentolhas vermelhas
2 cebolas
1 dente de alho
3 colheres de sopa de azeite
2 colheres de chá de cominho
2 colheres de salsinha picada
2 cravos
2 folhas de louro
1 pedaço de canela
2 colheres de chá de curry
1/2 copo de leite de coco

Modo de fazer:
Picar a cebola e o alho e refogar no azeite com o cominho, a salsa e o curry. Acrescentar as lentilhas, as folhas de louro, a canela e o cravo e cobrir com água. Deixar cozinhar em fogo baixo por meis hora. Retirar do fogo, tirar as folhas de louro, o cravo e a canela, temperar com sal e acrescentar o leite de coco. Bater no liquidificador e servir.

sábado, 10 de setembro de 2011

KEFIR DE ÁGUA

O KEFIR é um complemento e enriquecedor alimentar probiótico. Consiste em um conjunto de microorganismos vivos que condicionam uma cadeia de simbiose ente si e as células do organismo humano. São amigos da vida humana e grandes aliados no combate a um número amplo de enfermidades e disfunções.
Possuem a aparência de “grãos” que variam de tamanho, aproximadamente 3 a 7 milímetros e de textura plástica, opaca, ligeiramente transparente que pode ser de coloração branca ou amarelada.
É conhecido também como um elemento da ecologia corpórea por promover um eco sistema orgânico dentro do corpo com total equilíbrio. Seu emprego diário alimentar e terapêutico varia em quantidade de acordo com a finalidade e especificação. Não possui efeitos colaterais nem desenvolve intolerância.

PREPARO

Adicione de 2 a 4 colheres de sopa com grãos de kefir em um litro de água mineral. Coloque 3 colheres de sopa de açúcar mascavo, rapadura moída ou melado de cana de boa qualidade. Coloque também canela em pau, alguns cravos, pedaços de frutas, passas, etc para dar um sabor. Mantenha uma boa higiene no preparo. O recipiente deve ser de vidro. Cubra o recipiente com um guardanapo de papel preso com um elástico para evitar a presença de impurezas, poeira e insetos. Deixe em temperatura ambiente durante 24 horas, lembre que os dias mais quentes aceleram a cultura e os dias frios retardam. O kefir se desenvolve bem na temperatura ambiente de 20 a 30 graus centígrados. Dependendo da finalidade ou gosto o tempo de fermentação da cultura varia.

Coe e armazene em recipiente igual ao anterior. Nunca utilize alumínio ou ferro em nenhuma das etapas. Os grãos se multiplicam com rapidez e devem ser reaproveitados para uma nova cultura e utilizados para a importante disseminação comunitária, lembre-se de sua preciosidade.

O resultado é uma deliciosa bebida fermentada de baixíssimo teor alcoólico.

BENEFICIOS
JUNÇÕES: alivia reumatismo,artrite, tira dores de extremidades musculares
CABEÇA: mantém a cabeça saudável, livre das dores e enxaquecas
CÂNCER: impede o apacecimento, cura alguns casos, principalmente de pele.
FÍGADO: melhora suas funções, amoleceo figado duro e
resolve problemas vesiculares.
CORAÇÃO: alivia e melhora as doenças cardíacas.
MÚSCULOS:alivia músculosendurecidos e relaxa o músculo da nuca
OBESIDADE: cura a obesidade queimando gorduras
OLHOS: reabilita a potência e elimina a catarata
CABELOS: reafirma a cor original e evita a calvície
PULMÕES: fortifica, cura bronquite, asma e elimina tosse
RINS: cura suas enfermidades, melhor a urina e elimina cálculos renais
SANGUE: baixa o colesterol, amacia as veias duras, cura alguns tipos de diabetes, diminui a hipertensão,cura as hemorróidas, mantêm o corpo fresco no verão e aquecido no inverno
VIDA E SAÚDE: melhora o astral, transformando a vida mais alegre, ajuda a diminuir acaba com a insônia.
[http://www.forum.clickgratis.com.br/httpfamiliabith/t-17.html]

Também é ótimo para diminuir o vicio alcoólico.

A vantagem do kefir de água é que pode consumido em grande quantidade. Deve-se beber diariamente, pois não altera a digestão e passa muito rapidamente ao sangue. Quando se tem afecções crônicas, deve-se tomar grande quantidade pela manhã, ao meio dia e pela noite (1/2 litro cada vez). De todo modo não podemos considerar ao kefir como um remédio universal e nem de efeito imediato; é um grande auxílio para o organismo por seu efeito desintoxicante, regenerador da flora intestinal benéfica e estimulador das defesas naturais. Mas quando existe doença, deve-se ir ao médico.


COMO CONSEGUIR
Há varios sites e blogs com lista de doadores em cada cidade do Brasil e do exterior. Algumas pessoas enviam por correio.No Rio de Janeiro eu posso conseguir os grãos.

sábado, 3 de setembro de 2011

SEMENTE DE CHIA

Retirado do site: http://menuvegetariano.blogs.sapo.pt/1995.html

As sementes de chia são um dos alimentos mais poderosos, funcionais e nutricionais do mundo, porque são uma excelente fonte de fibra, com antioxidantes e minerais, e a fonte vegetal conhecida mais rica em em ácidos gordos ómega 3. Ainda mais rica do que a Quinoa, por exemplo. Estas sementes são originárias da planta do deserto Salvia Hispanica, da família da menta, no sul do México.

Sugestão de utilização: pode espalhar as sementes inteiras ou moídas em cereais, iogurtes, saladas, etc. Pode ainda moê-las e aidioná-las à farinha para fazer pão. Também pode usá-las como bebida fresca, colocando 2 colheres de chá de sementes de chia em 250 ml de água, mexendo e deixando repousar até criar um líquido ligeiramente gelatinoso. Como as sementes conseguem absorver várias vezes o seu peso de água formando uma espécie de gelatina são óptimas como substituto de ovo.

Em conclusão:

• A mais rica fonte de Ómega 3 e fibra na natureza
• Mais seis vezes cálcio do que o leite inteiro
• Mais três vezes ferro do que os espinafres
• Mais quinze vezes magnésio do que os bróculos

É adquirida em qualquer loja de produtos naturais ou em lojas de produtos para animais (estas sementes também são utilizadas como ração de pássaros, mas podem ser perfeitamente consumidas pelos humanos também).

Hoje em dia, estudos científicos provam que a chia proporciona grande número de nutrientes interessantes, de tal modo que esta semente mágica está a ser redescoberta pelos nutricionistas e está a ganhar rapidamente uma enorme popularidade, quer seja na alimentação humana ou na dos animais. Actualmente a chia é cultivada para fins comerciais no México, Argentina, Bolívia, Peru e Colômbia.



A chia pertence, exactamente como o psílio e a linhaça, às sementes mucilaginosas. Estas sementes são de facto ricas em mucopolis-sacarídeos e constituem uma excelente fonte de fibras alimentares solúveis e insolúveis. São os mucopolissacarídeos solúveis que formam um gel mucoso incolor à superfície das sementes, quando entram em contacto com a água. Quando se mete um punhado de sementes de chia num copo de água, constata-se que após alguns minutos o copo está cheio com um tipo de gel pectinoso. Estas mucilagens são benéficas para os intestinos. Em primeiro lugar podem fixar até 12 vezes o seu peso em água, o que faz que melhorem a qualidade e a consistência das fezes em caso de diarreia. Além disso estes mucopolissacarídeos constituem também uma camada de mucilagem na parede intestinal de tal modo que as bactérias patogénicas são travadas nos seus efeitos danificadores e que as mucosas do intestino possam recuperar mais depressa.




[Fotos retiradas da internet]

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

CHÁ DE HIBISCUS

Esta semana fui comprar condimentos para minha cozinha e descobri o CHÁ DE HIBISCUS. Decidi pesquisar na internet e achei isto:

Por Ana Lucia Santana

"O chá de hibiscus, assim como o chá verde, tem propriedades medicinais, e com esse intuito tem sido cultivado no Brasil, através da iniciativa da bióloga Lúcia Helena, que se dedica a investigar substâncias fitoterápicas há pelo menos 20 anos. Seguindo esse percurso ela deparou com o cálice das flores de uma espécie conhecida como Hibiscus sabdariffa, que provém da Ásia, especialmente da Índia, e da África.

Hoje a cientista se empenha em elaborar o chá de hibiscus consumido no Brasil, o qual
atua no aceleramento do metabolismo, além de impedir o aparecimento do diabetes de tipo 2, de reduzir a produção do colesterol, bem como de diminuir os níveis de lipídio e glicose na circulação sanguínea.
Além do mais esta substância atua como calmante, é diurético e laxante, superando os benefícios oferecidos pelo chá verde, pois tem um baixo teor de cafeína."



Hibiscus sabdariffa

(...)
"Portador de antocianina, que integra o grupo dos flavanóides, sendo assim similar ao vinho, com a vantagem de não possuir álcool em sua composição; e de mucilagem, pigmentos flavonóicos, acido tartárico, málico, cítrico e hibístico, fitosteróis, como o sitosterol, campestrol, ergosterol, estigmasterol, ele traz vastos benefícios à saúde do organismo.

Este chá atua também como antioxidante, adia o envelhecimento da pele, além de ser abundante em cálcio.

Propriedades:

Possui grande quantidade de antioxidantes, principalmente antocianinas, que ajudam a combater a degeneração e degradação da pele e tecidos, mantendo o corpo jovem e saudável. É antiparasitária. É um ótimo tônico cardiaco. É anti-hipertensivo, analgésico, anti-inflamatorio e antipirético, adstringente, antisséptico, cicatrizante, antimicrobiana, digestivo, depurativo e estomáquico. Possui efeitos afridisiacos. É ótimo para a digestão e para os rins. Excelente nas dietas de redução de peso. Com um efeito laxante suave, ajuda a descongestionar intestinos e eliminar toxinas. Ajuda a reduzir a hipertensão arterial. É diurético. Ajuda a reduzir o colesterol ruim e diminui os triglicerídeos. Ajuda na redução de radicais livres.

[www.plantas-medicinales/flor-de-jamaica-propiedades-y-usos/]

Como preparar:

Levar ao fogo 1 litro de água. Quando as primeiras bolhas começarem a aparecer, acrescentar 2 colheres de sopa do hibisco seco. Desligar o fogo e deixar tampado por 5 minutos (10 minutos, no máximo). Coar. Não reaquecer para que as propriedaes não sejam perdidas.

"O chá de hibisco não é amargo. Tem sabor suave de framboesa – dá até para sentir aquele azedinho da fruta – As diferentes partes da planta têm várias utilidades. As folhas são ricas em vitaminas A e B1, sais minerais e aminoácidos. Quando ainda estão bem jovens e tenras, as folhas podem ser consumidas em saladas cruas; depois, um pouco mais velhas podem ser refogadas ou se tornar um ótimo ingrediente para o preparo de cozidos, sopas, feijão e arroz. O cálice vermelho tem um sabor azedinho e contém ácidos cítricos, hibístico, málico e tartárico. O cálice pode ser usado na fabricação de geléias, doces, picles, vinho, vinagre, sucos e também no preparo de um excelente chá. Para o preparo do suco são utilizados os cálices crus ou cozidos, que são triturados no liquidificador com água, depois é só coar e adoçar a gosto. O cálice triturado é aproveitado para o preparo de geléia ou doce. Já o chá é obtido a partir do cálice seco à sombra. As sementes possuem 17% de óleo e 25% de proteína. Além de proporcionar vários efeitos positivos no organismo: estimula a queima de gordura corporal, facilita a digestão, regulariza o intestino e combate a retenção de líquido. Ou seja, é um aliado e tanto na perda de peso."

(http://emporioalecrim.blogspot.com/2011/07/beneficios-e-usos-hibiscus-sabdariffa.html)

[Fotos retiradas da internet]

Fonte:
http://www.phar-mecum.com.br/atual_jornal.cfm?jor_id=6148
http://www.flordoshibiscus.com.br/pt/
http://www.infoescola.com/medicina-alternativa/cha-de-hibiscus/