terça-feira, 31 de maio de 2011

REJUVELAC ou Água Enzimática

O nome de procedência francesa faz menção à propriedade rejuvenescedora desta bebida probiótica resultante da fermentação de grãos integrais germinados ou não em água.

Esta bebida tônica tem efeitos favoráveis sobre todo o sistema digestivo, uma vez que favorece ao organismo compostos saudáveis para a flora intestinal.

O REJUVELAC é uma bebida viva e crua, ligeiramente amarga, gaseificada e cítrica que possui uma atividade enzimática muito elevada. É rica em lactobacilos, proteínas, aspergillis oryzae, fosfatos, hidrtatos de carbono, sacarina, dextrina (quebra a glucose), vitaminas do complexo B, vitaminas C e E.

Devem tomar REJUVELAC as pessoas saudáveis, as pessoas convalescentes ou com a saúde comprometida. Crianças, adolescentes e adultos se beneficiam com a toma desta bebida diariamente. Diabéticos podem tomar pequenas quantidades, porém de forma diluída.

REJUVELAC é um excelente tônico para todo o organismo, particularmente o sistema digestivo: estômago, fígado/vesícula, intestino delgado e o cólon.

Fonte:
www.centrovegetariano.org
www.docelimao.com.br
www.nutribiotica.net


COMO PREPARAR

É muito fácil, faço em casa e adoro.

É feito a partir de trigo integral ou outro tipo de cereal (segundo vários sites). Eu uso semente de linhaça.

O PREPARO

1. Lave 1 xíc. de trigo (ou outro cereal qualquer).
2. Deixe imerso em 5 xícaras de água por 48 horas.
3. Após 48 horas, coe o líquido para outra jarra.
4. A isto, adicione 2 a 3 colheres de sopa de mel.
5. Guarde na geladeira.
6. Quando servir, adicione um pouco de sumo de limão.
7. Adicione 5 xícaras de água ao trigo que ficou no primeiro pote.
8. Deixe somente 24 horas, desta vez.
9. Repita os passos de 4 a 7.
10. Adicione 5 xícaras de água ao trigo remanescente do primeiro pote.
11. Deixe por 24 horas.
12. Coe o líquido para outro jarro, como antes, e adicione mel. Guarde e sirva como antes.
13. O trigo remanescente pode agora ser eliminado - ele dará um adubo muito bom para os vasos*.


* Como eu faço o meu REJUVELAC com sementes de linhaça, na etapa 13 eu bato as sementes com iogurte ou com suco de frutas.

Fonte:
www.saisanjeevini.com.br

sábado, 28 de maio de 2011

Máscaras de Argila

Adoro, uso e recomendo. Eu compro argila em pó em lojas de produtos naturais e hidrato em casa.



ARGILA AMARELA

É rica em dióxido de silício, um elemento catalizador para a formação da base do colágeno da pele. Combate e retarda o envelhecimento, tem ação tensora, purificante, remineralizante e adstringente. Hidrata a pele, tem ação na elasticidade da pele atuando na flacidez cutânea.

ARGILA BRANCA

Possui um Ph muito próximo ao da pele. Micro-esfoliador da pele, retira a oleosidade da pele combatendo cravos e espinhas, reduz rugas e sinais de expressão. Devido à elevada porcentagem de aluminio em sua composição, é indicada para peles sensíveis.


ARGILA VERDE

Nutre os tecidos com sais minerais, absorve a radiação solar retardando o envelhecimento, desintoxicante facial, capilar e corporal. Tem ação adstringente, tonificante, estimulante, bactericida, analgésica e cicatrizante. Realiza um peeling natural, removendo o excesso de oleosidade da pele.


ARGILA VERMELHA

Possui alto percentual de ferro, tem elevada capacidade de penetração. Usada para reduzir pesos e medidas e tratamento do couro cabeludo.


ARGILA MARROM

É uma argila rara devido a sua pureza. Seu Seu elevado teor de silício, aluminio e titânio juntamente com seu baixo potencial de ferro a indicam para tratamentos cosméticos, como rejuvenescimento do tecido. Eficaz contra acne e espinhas.


ARGILA PRETA

É uma argila rara com elevada porcentagem de ferro. É antiinflamatória, antiartrósica, absorvente, antitumoral e relaxante. É também estimulante, antitóxica, anti-séptica, redutora e adstringente. É ótima para peles maduras por combater a flacidez.

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Cuscuz Marroquino

Sou a paixonada pela cultura árabe, e quando visitei o Marrocos tive a oportunidade de me deliciar com os temperos e aromas de sua peculiar culinária.

Foi assim que tive o interesse de aprender algumas comidinhas, uma delas o Cuscuz.

Mas antes da receita, vejamos os beneficios deste cereal:

Destaca-se pelo elevado teor de hidratos de carbono (amido), fibras e niacina (vitamina B3). Contém 12 g de proteínas para cada 100g do produto. Contém também vitamina E, magnésio, zinco, selenio, e ferro. Combinado a outros alimentos, obtemos uma refeição completa.


RECEITA




Segundo as indicações de todas as embalagens, é necessário hidratar o cereal com água quente.

Eu faço o seguinte: fervo a água com um pouquinho de gengibre ralado, canela em pau e cravo. A quantidade vai depender de cada um. Hidrato o cuscuz de acordo com as indicações da embalagem.

Enquanto o cuscuz hidrata, eu faço um refogado com: cebola roxa picada, pimentão amarelo e vermelho picados. No finalzinho acrescento azeitonas pretas e verdes fatiadas.

No momento de misturar tudo, eu acrescento também pêssego em calda cortado em cubos, salsinha e cebolinha picadas. Tempreto com sal e pimenta do reino.

Mas é possível acrescentar: cenoura, tomate, tomate cereja, kani, frango, passas, ameixas secas, amêndoas, castanhas, cereja, banana...

domingo, 22 de maio de 2011

OS 6 SABORES E AS EMOÇÕES

1- O SABOR DOCE
Incrementa todos os tecidos, os nutre, promove o crescimento nas crianças e nos adultos de um corpo robusto e firme; dá força, estabilidade, vigor e vitalidade. Alivia a sensação de queimação, elimina a fome e a sede. Proporciona uma percepção clara e uma sensação de satisfação e bem estar.
Em excesso pode se transformar em complacência, sonolência ou ambição. Este sabor é encontrado no açúcar, no mel, no arroz, no trigo, no creme, na manteiga, no ghee (ou manteiga clarificada), no leite, nas amêndoas, nos figos, nas tâmaras e também na carne, etc.







2- O SABOR SALGADO
Estimula a digestão, incrementa as secreções da boca, permite um melhor fluxo de substâncias
através dos variados canais de circulaçõa do organismo e tem um suave efeito laxante.
Emocionalmente, contribui com sabor e deleite na vida. Em excesso contribui com uma tendência da busca permanente de gratificação dos sentidos.Este sabor é encontrado no sal, nas algas marinhas, na batata frita, no molho de soja e na maioria dos enlatados.


3- O SABOR ÁCIDO


Incrementa o apetite, estimula a digestão, a secreção salivar e a sede. Aclara a mente, regula as funções dos sentidos e promove o crescimento.Emocionalmente pode despertar a consciência e o espírito aventureiro e dar uma certa sensação de realismo.

Em excesso gera inveja, ciúmes, pessimismo e irritabilidade.

É encontrado nos cítricos, vinagres, álcool, iogurte, queijos, picles, tomate, uva, etc.


4- O SABOR AMARGO
É pouco utilizado em nossa cultura. Ele restaura todos os sabores, é purificante, seca as secreções corporais, atua como antiinflamatório, neutraliza a sede e é um antídoto contra os parasitas, o envenenamento, as queimaduras e os desmaios. É muito saboroso, estimula o apetite, purifica o leite materno e é febrífugo.
Emocionalmente dá maior clareza à consciência , melhora o poder intelectual e aumenta o desejo de mudança.

Em excesso produz frustração e desilusão.

É encotrado nas verduras de folhas verdes, pepino, salsinha, broto de soja, espinafre, chicória, café, legumes, cevada, centeio, etc.



5- O SABOR ADSTRINGENTE
É sedativo, seca a umidade interna, ajuda a curar úlceras, hemorragias e outras feridas abertas.
Emocionalmente pode produzir medo, insegurança, introversão e perda de interesse.

Em excesso pode produzir constipação, sede, obstrução de canais: especialmente no trato digestivo inferior, não permitindo a saída de gases e matéria fecal, além disso, favorece a rigidez e tremores.

É encontrado na romã, nas maçãs, peras, na lentilha, na batata, no marmelo, no chá, na banana verde, nos legumes, no brócolis, na couve-flor e no repolho.

6- O SABOR PICANTE

Purifica a boca, é sudorífero, estimula o fogo digestivo, aguça os órgãos sensoriais, cura edema, a obesidade, a umidade, dilata os canais, remove obstruções, seca os alimentos ingeridos tornando-os mais digeríveis, diminui a congestão e é expectorante. Incrementa os tecidos e os nutre. O sabor picante os reduz e os queima, diminuindo o tecido adiposo, a quantidade de sêmen, o leite materno, e pode ser até abortivo, por isso é contra indicado na gravidez e no periodo de amamentação. Promove um caráter extrovertido, motivante e apaixonado. Em excesso pode provocar impaciência, irritabilidade, agressividade, ressentimento e intolerância.

É encontrado nas pimentas, no alho cru, na cebola crua, na mostarda, no gengibre, no rabanete, no cominho, etc.


EFEITOS DOS SABORES NAS EMOÇÕES

O sabor DOCE promove SATISFAÇÃO. Em excesso: COMPLACÊNCIA

O sabor SALGADO promove o DELEITE. Em excesso: o HEDONISMO

O sabor ÁCIDO promove a AVENTURA. Em excesso: a INVEJA

O sabor AMARGO promove o DESEJO DE TRANSFORMAÇÃO. Em excesso: a FRUSTRAÇÃO

O sabor ADSTRINGENTE promove a INSTROSPECÇÃO. Em excesso: a INSEGURANÇA

O sabor PICANTE promove a EXTROVERSÃO. Em excesso: IRRITABILIDADE


[Fonte: Enciclopedia Práctica de las Medicinas Alternativas]

quinta-feira, 19 de maio de 2011

O CHÁ INDIANO




MASALA CHAI significa 'chá com especiarias', típica bebida indiana que é elaborada com chá preto, especiarias e leite.

Está provado que a combinação de seus ingredientes garantem a longevidade, auxiliam na digestão e combatem o processo de oxidação celular.


Aí vai a receita que ganhei de um 'swami':

Ingredientes para 1 litro de água:

* 3 colheres de sopa de chá preto

* 5 cravos

* 2 pedaços de canela em pau

* 1 colher de sopa de gengibre ralado (ou a gosto)

* 4 sementes de cardamomo

* mel (ou açúcar mascavo, ou açúcar demerara - isso é coisa minha)

* 2 xícaras de chá de leite


Como fazer:

Coloque a água numa panela, espere aquecer sem ferver. Junte o chá preto, o cravo, a canela, as sementes abertas de cardamomo e o gengibre ralado.Deixe a mistura fermer por até 5 minutos e, depois, acrescente o leite e adoce a gosto. Desligue o fogo assim que o leite levantar fervura.

Coe a mistura e sirva.

terça-feira, 17 de maio de 2011

Os incríveis benefícios do AMENDOIM!

Quem diria, fiquei pasma.




É um dos alimentos de origem vegetal mais ricos em proteína, fornece energia extra para as atividades diárias, promove maior saciedade ao organismo, ajuda a evitar doenças cardiovasculares e graças ao ômega-6, uma substância que tem propriedades antinflamatórias, o consumo moderado de amendoim ajuda a prevenir doenças como alzheimer e mal de parkinson.

Vamos à sua composição:

Ácidos graxosmonoinsaturados - conhecidos como gorduras do bem.
Ômeha-3 - reduz, moderadamente, os níveis de triglicerídeos do sangue e a pressão arterial.
Magnésio - importante para a circulação, fortalecimento dos músculos e para afastar o estresse.
Cálcio - fortalece a estrutura óssea.
Vitamina E - tem ação antioxidante.
Vitaminas do complexo B - essenciais ao sistema nervoso.
Ômega-6 - renovador celular.
Selênio - redução do estresse celular, físico e emocional.
Ferro - atua na síntese das células vermelhas.
Ácido fólico - ajuda a produzir e a manter células novas, é essencial para a formação do sistema nervoso do feto.
Fósforo - ajuda na formação dos ossos e é fundamental na costituição do rim.
Potássio - melhora a contração muscular.
Sem colesterol - não contém colesterol por ser de origem vegetal.
Gorduras monoinsaturadas - ajudam a perder peso.
Fibras - geram saciedade e ajudam no emagrecimento.



A favor da beleza

Além de ser um alimento que possui renovadores celulares e protege contra o envelhecimento precoce, tem ação antiinflamatória e protege os vasos sanguíneos, combate o enfraquecimento de unhas e cabelos, regulando a oleosidade e afastando dermatites e ceborréia.

Consumo diário
1 colher de sopa (não ingeri-lo com sal)

Fonte:
Revista 'O poder da linhaça' - Saúde todo dia
www.proamendoim.com.br


RECEITA

Amendoim na panela de pressão


Em uma panela de pressão, colocar amendoim (com pele) e sal (opcional) a gosto. Cobrir com água, alguns dedos acima, e deixar por 20 ou 30 minutos aproximadamente (após a pressão). Escorrer e se deliciar. Vai ficar um amendoim bem macio.

sábado, 14 de maio de 2011

O Grão-de-bico gera felicidade!


"O Grão-de-bico vale ouro!"


Este foi o título de um email que recebi faz muito tempo, não sei de quem. Vou reproduzi-lo na íntegra. No final, postei algumas receitinhas.

O grão-de bico é um alimento mais rico do que o feijão em muitos aspectos. Entre 20 e 30% de sua contituição é pura proteína.


Possui muitas fibras, zinco, potássio, ferro, cálcio e magnésio. Se for consumido todos os dias, faz ganhar massa muscular, aumenta o bom humor, reduz o nivel de colesterol ruim e regula o intestino.

Mas sua qualidade mais famosa é de gerar felicidade: possui mais triptofano de que o feijão, o mesmo aminoácido essencial que faz do chocolate essa bela fonte de bem-estar e redução do estresse.

"Em seres humanos metabolicamente normais, o aumento do consumo do grão-de-bico tem como consequência uma maior produção de serotonina", destacam Leonardo S. Boiteux e Maria de Noronha Fonseca, do Laboratório de Melhoramentos Genético & Análise Genômica do centro Nacional de Pesquisa de Hortaliças (CNPH) da Embrapa Hortaliças, em Brasília.

Por ter ômega 3 e 6, é indicado para prevenir doenças cardiovasculares. E quem tem diabetes ou está lutando contra a obesidade também pode se beneficiar da leguminosa.

"Tem carboidratos complexos, ou seja, possuem uma metabolização lenta no organismo. Por também ser rico em fibras, proporciona sensação de saciedade e a pessoa só vai sentir fome bem mais tarde", explica a nutricionista baiana Solange Carvalho.

Os pesquisadores da Embrapa Hortaliças destacam que as sementes do grão-de-bico também acumulam mais fitoestrogênios do que as do feijão - substâncias que têm ação preventiva na osteoporose e de problemas cardiovasculares. Os fitoestrogênios também são usados na reposição hormonal após a menopausa.


RECEITAS


Salada de gão-de-bico



3 xícaras de chá de grão-de-bico
Deixar de molho por 24 horas.



Cozinhe em panela de pressão: cubra com água e deixe por 5 minutos depor que a panela começar a ferver. Tire os grãos, coe e deixe esfriar.
Acrescente um fio de azeite, um pouco de vinagre branco, sal, pimenta, azeitonas pretas ou verdes cortadas sem caroço, cebola roxa picada, salsinha picada, pimentão (verde, vermelho e amarelo) picado, algumas folhas de hortelã picadas, 1 ramo de coentro, atum ou sardinha e tudo que a imaginação permitir.



Sopa cremosa de grão-de-bico

2 xícaras de grão-de-bico.


Deixar o grão-de-bico de molho no dia anterior. Na panela de pressão, coloque o grão-de-bico com meia cebola picada e 1 dente de alho. Após a pressão, deixar ferver por 30 minutos. Bater no liquidificador e ferver por mais 5 minutos. Temperar com sal e salsinha picada.



Humus fácil


[retirado do site em espanhol:
http://www.diariofemenino.com/]

400g de grão-de-bico
50 ml de azeite de oliva
1 limão
sal
1/2 colher (chá) de pimenta do reino
1/2 colher (chá) de cominho moido
1/2 colher (chá) de salsinha picada
1/2 colher (chá) de páprica doce


Deixar o grão-de-bico de molho por 24 horas. Após a pressão, cozinhar por 30 minutos. Reservar um pouco do caldo.

Misturar num recipiente os grãos, o suco do limão, o azeite, o cominho, a pimenta e o sal. Reservar oa páprica doce e a salsinha para decorar.

Triturar na batedeira até conseguir uma pasta homogênea. A textura vai depender do gosto, para isso devemos usar o caldo reservado.

Deixar na geladeira até a hora de servir. Decorar com um fio de azeite, salsinha e páprica doce.

quarta-feira, 11 de maio de 2011

NOZ DE COLA. O que é isso?

Noz de cola é o ingrediente secreto para a saúde


"A noz de cola é um forte estimulante, antioxidante, melhora a concentração, aumenta o poder de resistência e dimunui o apetite".


Uso medicinal
A cola tem um efeito marcadamente estimulante na consciência humana. A curto prazo, pode ser usada na debilidade nervosa e nos estados de fraqueza. Os compostos fenólicos e as antocianinas podem ter uma atividade antioxidante.




Os usos históricos da noz de cola incluem:
O aumento da capacidade de esforço físico e à resistência sem comer
O estímulo do coração fraco
Tratamento de debilidade nervosa
Fraqueza
Apatia
Diarréia nervosa
Depressão
Desânimo
Ressentimento
Ansiedade
Enjôos marítimos
Alcoolismo
Asma
Esgotamento mental
Fadiga
Neuralgia
Obesidade
Tosse seca
Vícios com droga
Cansaço
Facilita a digestão
Previne mau hálito

Propriedades Medicinais
Adstringente, afrodisíaco, aromático, diurético, estimulante, tônico digestivo.

Química
Os constituintes prinsipais da Cola são a cafeína, a teobromina, as taninas e os compostos fenólicos, incluindo d-catecina, l-epicatecina, colatina e colanina. Também contém flobafenos, o pigmento antocianina cola vermelha, betaína, proteína e amido.


Uso
A não ser que de outra forma receitada, a dose recomendada para o pó seco é entre 1 a 3 gramas, duas a três vezes ao dia. Ou 1 colher de chá pela manhã.

ATENÇÃO

A Cola desaconselha-se a indivíduos com úlceras estomacais, devido ao seu conteúdo de cafeína e tanina.


Contra-indicações
Contra-indicada em casos de: desordem nos padrões do sono, super exitação, nervosismo, irritações gástricas, pressão alta, palpitações no coração e úlceras pépticas. Devido à cafeína, mulheres grávidas também devem evitar.


Fonte:
http://pt.azarius.net/encyclopedia/13/Noz_de_Cola/
http://plantasmedicinaisefitoterapia.com/plantas-medicinais-noz-de-cola.html

segunda-feira, 9 de maio de 2011

O SOL PODE CURAR DOENÇAS

HELIOTERAPIA: A CURA PELO SOL

O sol é um grande aliado da saúde e cada tipo de radiação tem um efeito direto no corpo.



"Atualmente, a cura pelo sol se converteu em um método de tratamento médico cuja efetividade encontra-se plenamente reconhecida pela comunidade científica mundial", diz o médico e autor do livro A cura e a saúde pela natureza, Ernest Schneider.


Ele diz que até o sangue é influenciado. Com o recebimento da radiação solar no corpo, diminui-se o nível de glicose e estimula a hematopoese, ou seja, a produção de glóbulos vermelhos, brancos e plaquetas na medula óssea.


Ernest afirma que o sol melhora a irrigação sanguínea nos músculos e estimula os processos bioqímicos produtores de energia que correm nas células musculares, o resultado é um maior desenvolvimento e tônus muscular. O médico também defende que há um aumento da imunidade celular, o que permite a adaptação e defesa do organismo contra as infecções. Além de uma ativação das glândulas hormonais e no crescimento de crianças. Também é possível melhorar o metabolismo em geral, pois a luz do sol facilita as reações bioqímicas e a utilização do oxigênio pelos tecidos do corpo. E até a prevenção contra a depressão, pois as terminações nervosas são estimuladas.


Mas a exposição deve ser feita de forma moderada. O excesso de radiação solar acarreta doenças como câncer de pele, envelhecimento precoce e inflamações na córnea, entre outras.

[Fonte: Revista Vida e Saúde]





O sol pode curar qualquer doença. O corpo humano precisa da luz do sol para funcionar em pleno e para ser saudável. Sem a luz do so, as pessoas desenvolvem doenças, incluido a depressão, falta de energia, sono com perturbações, má dogestão, excesso de peso, artrite, obstipação, mau hálito, odor corporal, câncer, pressão alta, colesterol elevadodiabetes, déficit de atenção, estresse, dores de cabeça, vulnerabilidade a constipações, gripes e afecções virais, tensão pré-mestrual, difusão erétil, perda de desejo sexual em mulheres, infertilidade, ansiedade e muito mais.


O sol pode prevenir todas essas doenças. O sol pode POTENCIALMENTE CURÁ-LO DE TODAS ESSAS DOENÇAS.


Tome sol pois é anti-estress. Quinze a vinte minutos de sol trarão mais energia. Tome sol nas costas e no peito.


IRRADIAÇÕES
O sol emite constantemente radiações como se fosse um reator nuclear. Essas radiações solares podem ser divididas em tres feixes:


Os RAIOS INFRAVERMELHOS dão calor a aceleram os movimentos dos átomos e moléculas propiciando um meio ambiente agradável, a dilatação dos vasos, o relaxamento dos músculos, ativando assim a circulação sanguínea.


A LUZ VISÌVEL tem efeitos bioquímicos, ela faz o corpo funcionar. O corpo metaboliza a energia solar que ele recebe, seja através da pele para a produção da vitamina D, para o metabolismo do cálcio, ou através da retina para "modular" a produção de hormônios.


A LUZ ULTRAVIOLETA provoca mudanças na estrutura das moléculas. Sabemos hoje que as células recebem e emitem sinais luminosos, que elas se comunicam entre si por sinais de luz. Um dos efeitos mais importantes é o efeito sobre o ciclo de vigília e sono. A alternância entre dia e noite estabelece o ritmo de todos os outros ritmos do corpo. A glândula pineal, no meio do cérebro, é conectada à retina. Ela recebe a informação da luz ou da escuridão e a transmite como uma mensagem bioquímica que regula todos os ritmos do corpo.


À noite, a produção de melatonina ajudará a ter um sono reparador. Enquanto estamos dormindo, a melatonina circula dentro do corpo, conserta e mantém nossas células em boa saúde.



Banhe o seu corpo todo ao sol durante 15 minutos de manhã, durante as primeiras 4 horas depois do sol nascer, ou à tarde, durante as 4 horas que antecedem o pôr-do-sol. Quinze minutos de barriga para cima e de costas é um bom começo.


Cuidados em relação à longa exposição ao sol:



  • Use protetor solar adequado à sua pele.

  • Evite o sol forte, aquele que vai das 10h às 16h.

  • Hidrate-se: beba água, sucos, água de coco.

  • Óculos: apenas os que têm 100% de proteção contra os raios.

    [Kevin Trudeau]

sábado, 7 de maio de 2011

Vamos colaborar com o planeta



Uma vez recebi este email não lembro de quem, e eu garanto, as dicas são ótimas.

Vamos colaborar com o planeta, não custa tentar.

Soluções Alternativas:

* Limpar Tudo: Solução de 4 colheres de sopa de bicarbonato de sódio em um litro de água morna. Adicione uma colher de sopa de vinagre branco, ou suco de limão, para dissolver a gordura.

* Desentupir pia: Jogue no ralo um punhado de bicarbonato de sódio, algumas colheres de vinagre branco e água fervente.

* Limpar forno: Misture bicarbonato de sódio, sal, água quente e vinagre, e passe com esponja. Remova com um pano.

* Limpar vidro: Passe uma solução com água e vinagre, e depois use jornal para dar brilho.

* Desodorizante de ambiente: 4 colheres de sopa de vinagre num pratinho colocado sob um móvel. As plantas também funcionam como ótimos purificadores do ar.

* Para encerar: Misturar uma parte de óleo vegetal, como a linhaça, com outra parte de suco de limão ou vinagre, e aplique com uma flanela.

* Para limpar carpete: Fazer uma solução de água com vinagre branco.

* Para lustrar móveis: Fazer uma solução de uma parte de suco de limão e duas partes de óleo vegetal. Dê brilho com uma flanela.

* Desinfetante sanitário: Misturar bicarbonato de sódio com vinagre.

* Limpar prata: Mergulhar o objeto em um recipiente com água morna, uma colher de chá de bicarbonato de sódio e uma colher de sal. Dê brilho com um pano macio.

* Limpar cobre: Esfregar uma mistura de limão e sal, lavar e secar com um pano bem limpo.

* Limpar bronze: O suco de limão clareia qualquer peça de bronze, que deve ser enxaguada em seguida.

* Limpar objetos dourados: Utilizar, esfregando, limão ou uma mistura de água e vinagre em partes iguais.

* Limpar objetos de latão: Polir as peças com molho inglês e, para conservar o brilho, esfregar azeite de oliva.

* Limpar fórmica: Para tirar mancha de tinta esferográfica, e deixar a fórmica limpa, esfregar com álcool ou com uma solução de água com vinagre.

* Espantar moscas e mosquitos: Folhas de louro, eucalipto e manjericão, maceradas em água ou espalhadas pelo ambiente.

* Evitar traças: Usar cânfora, em vez de naftalina. É tão eficiente e menos tóxica.

* Afastar pulgas: Lavar os animais de estimação com água e sabonete (de preferência, feito com óleo de nenem, que possui uma ação repelente sem ser tóxica). Enxugar. Aplicar a seguinte solução para manter as pulgas à distância: 2 colheres de sopa de alecrim fervidas em um litro de água. Espalhar também pela casa folhas de erva-de-Santa-Maria e poejo.

* Afastar os parasitas das plantas: Colocar no liquidificador 3 cebolas, 1 cabeça de alho, 2 pimentas-malagueta e 1 colher de sabão em barra. Bater com meio litro de água e espalhar esta mistura nas plantas. Pode-se também colocar alguns dentes de alho em um pouco de água (se possível, de chuva) e deixar impregnar por cerca de dez dias. Usar, então, em um spray, para pulverizar as plantas. Pode-se também fazer um chá de fumo-de-rolo e pulverizar as plantas.

* Amaciante de roupas: Ao enxaguar a roupa, colocar meio copo de vinagre branco na última água. Além de amaciar, o vinagre realça as cores e impede que manchem.

* Pasta de limpeza: Em vez de desperdiçar os restos de sabão (de preferência, biodegradável), reaproveite-os em uma excelente pasta de limpeza. Basta deixar os restos de sabão de molho em um pouco de água (o necessário para formar uma pasta) e, depois, misturar uma colher de vinagre e duas colheres de açúcar. Está pronta sua pasta de limpeza!

* Adubo natural: Um verdadeiro adubo para as plantas pode ser obtido com substâncias normalmente desprezadas e desperdiçadas. A água que cozinha as batatas (sem sal e fria), a água da lavagem do arroz, os restos de chá preto, borra do café – tudo isso funciona como um excelente adubo. Da mesma maneira, as cascas de batata e de cenoura podem ser colocadas diretamente nos vasos para ajudar o desenvolvimento das plantas.

* Passar bem: Produtos que facilitam a passagem de roupa contêm, geralmente, muitas substâncias tóxicas e perigosas. A solução feita com uma colher de sopa de polvilho dissolvida em um litro de água cumpre o mesmo objetivo, ao ser aplicada às roupas a serem passadas, sem poluir.

* Pesticida natural: Ferver folhas de ruibarbo, durante meia hora, em quatro litros de água. Acrescentar uma colher de chá de sabão de coco, para a mistura aderir às folhas e expulsar os pulgões.

* Tira cheiro: Em um cômodo recém-pintado, o cheiro da tinta fresca desaparecerá mais depressa se deixar no ambiente uma bacia cheia de água com algumas rodelas de cebola ou folhas de laranjeira.

* Tira ruído: Se a porta estiver rangendo, faça uma mistura de raspa de grafite (ponta de lápis) e algumas gotas de óleo de cozinha. Coloque aos poucos nas dobradiças, fazendo um movimento de abrir e fechar a porta, para que a mistura penetre bem nas dobradiças.

* Tira manchas: Manchas de gordura são retiradas com uma mistura de água quente com sabão e umas gotas de detergente (de preferência, biodegradável). Lavar e, se restar algum vestígio, polvilhar talco e deixar por algumas horas; esfregar um pedaço de cebola também resolve. Manchas de frutas e doces desaparecem com álcool ou vinagre branco, e manchas de tinta de escrever devem ser lavadas com leite. Na falta do leite, também pode ser usado um punhado de sal umedecido com limão e colocado sobre a mancha, lavando-se em seguida. Mancha de café desaparece esfregando imediatamente, e com paciência, uma pedrinha de gelo até que a mancha suma.

* Tira umidade: Coloque um recipiente com pedaços de carvão no fundo dos armários, ou então pendure pedaços de giz. Sempre com o cuidado de não sujar as roupas.

* Fórmula mágica: A velha combinação de água quente e sabão (de preferência, biodegradável) continua sendo o melhor detergente. Ela limpa pisos de cerâmica, ladrilhos e azulejos, tira manchas de parede e a gordura das superfícies. E, melhor ainda, não ajuda a poluir a Terra.

quinta-feira, 5 de maio de 2011

O IPÊ ROXO e a multiplicação dos glóbulos vermelhos



Esta árvore, além de linda, é milagrosa. Eu bebo chá de ipê roxo há muito tempo. Leiam isto...



Em 1967, o professor Walter Accorsi falou de suas pesquisas com o ipê roxo, determinando efeitos surpreendentes: o chá produzia um rápido desaparecimento das dores insuportáveis que costumam atormentar os pacientes com câncer e o número de glóbulos vermelhos multiplicava-se em curto período de tempo, criando um fornecimento muito melhor de oxigênio para o organismo através do metabolismo. Isto quer dizer que o ipê roxo combate os radicais livres que são os grandes vilões da medicina ortomolecular.




Já o professor Walter Lübeck descobriu, em suas pesquisas, que as tribos indígenas têm usado o poder medicinal do ipê roxo há muitos anos. Até mesmo os incas e astecas conheciam os poderes curativos desta árvore.


Descobriu-se que a estrutura da casca interna do ipê roxo possui, entre outros componentes, uma quinonina, cuja estrutura é parecida com a vitamina K, e tem efeito adstringente, ajudando no metabolismo do fígado na produção de protrombina e de várias substâncias que participam na coagulação sanguinea. Além disso, experiências indicam que ela participa da cadeia respiratória do sistema celular e, como resultado disso, melhora o nível energético através do fornecimento de oxigênio às células. Diante desse quadro, este componente tem propriedades antiinflamatórias e de dissolução de tumores.


Segundo o professor Walter Accorsi, administrado em pacientes com leucemia, em 10 dias havia uma melhora considerável do sangue.



O ipê roxo possui ação antimicrobiana, antiinflamatória, analgésica, antineoplástica, e protetor solar. Atua sobre a circulação, nas vias respiratórias (bronquite e asma) e no sistema gástrico (úlceras gástricas e duodenais). Ele também é depurativo, elimina toxinas, e aumenta os glóbulos vermelhos. É usado nos casos de reumatismo, feridas, eczemas, é anti tumoral e imunoestimulante (AIDS, mal de Parkinson).


Pode ser usado para gargarejos, inflamações das mucosas da boca e ulceração da garganta. Como atua na circulação, é ótimo para quem tem varizes, hemorróidas, úlceras varicosas e arteriosclerose.


Como fazer o chá


Coloque 1 colher de chá do pó da casca ou lenho duro em 1 xícara de chá de água em fervura. Coar. Tome 1 xícara 3 vezes ao dia.

segunda-feira, 2 de maio de 2011

"YACON" a batata dos diabéticos


Uma vez, uma amiga minha, a Fatita, me deu uma batata de presente. Sim, uma batata. Embora pareça algo bastante incomum, o presente foi uma das coisas mais exóticas que já experimentei na vida. Trata-se do ‘El Yacón’, uma raiz andina cultivada na encosta dos andes. É deliciosa, docinha, crocante e é consumida crua para aproveitar ao máximo suas propriedades, uma beleza! E para a minha surpresa, na América Latina, o Brasil lidera o cultivo desse tubérculo!




Mas vamos ao que eu consegui no site da Universidad Nacional Agraria La Molina, Peru [Programa de Investigación y Proyección Social en Raíces y Tuberosas]


A batata yacon (Smallanthus sonchifolius) contém um elevado teor de água, poucas calorias e, diferente de outros tubérculos que armazenam seus carboidratos em forma de amido, a Yacon os conserva em forma de frutooligossacarideos (FOS), do tipo insulina, que são metabolizados pelo organismo humano e, por isso, ela não contribui com calorias. Por tanto, é uma magnifica alternativa para os diabéticos e pessoas que querem perder peso.


Na lingua quechua, “yakku” significa aguado e no Brasil é conhecida como ‘a batata dos diabéticos’, já que pacientes afirmam que seus altos niveis de glicose diminuiram depois do consumo regular do chá das folhas secas de Yacon. Hoje, estudos já comprovaram que seu açúcar é fácilmente assimilado pelo corpo, ajuda a manter os níveis de açúcar no sangue, possui propriedades antidiabéticas, proporciona alivio a problemas gastrointestinais e renais e rejuvenesce a pele.


É um alimento dietético e diabético, segundo especialista do Peru.

Aqui no Rio eu encontro batata Yacon no Hortifruti. Aproveitem!